Concepção e Uso do Jogo de Cartas Travessias: Diálogos com as Juventudes

Resumo


Este artigo tem como objetivo definir a concepção e uso do jogo de cartas Travessias no diálogo com os jovens. A partir dos conceitos de juventude, trajetórias escolares e trajetórias profissionais foi possível elaborar o referido jogo. Este jogo é constituído pelos temas voltados ao apoio social, à tomada de decisão e às informações adicionais. Cada eixo aborda um conjunto de questões que envolvem as trajetórias juvenis em contextos escolares ou de formação profissional. A utilização do jogo de cartas Travessias permite, de forma cooperativa, a construção de espaços lúdicos e de conversação entre os jovens sobre temas que permitem a sua trajetória nas mais diversas situações.

Palavras-chave: jogo sério, trajetórias, juventude

Referências

P. C. R. Carrano, “Jovens, escolas e cidades: desafios à autonomia e à convivência”, Rev. Teias, vol. 12, n. 26, pp. 1-16, Set.Dez. 2011. [Online]. Disponível: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/24209/17188

E. Ribeiro e S. Macedo, “Notas sobre políticas públicas de juventude no Brasil: conquistas e desafios”, Ver. de Cien. Soc., vol. 42, n.31, pp. 107-126, Jun. 2018. [Online]. doi: http://dx.doi.org/10.26489/rvs.v31i42.5

M.A. Dessen e A. L. Costa Júnior, A ciência do desenvolvimento humano, Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.

R. K. Machado e M. C. S. Lopes de Oliveira, “Violência e privação de liberdade: um estudo sobre trajetórias juvenis a partir do Radar de Relações Interpessoais”, Av. en Psico. Lat., vol. 37, n. 3, pp.307-325, Ago.2019.[Online]. doi: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.7966

K. N. Jozkowski e H. R. Ekbia, “Campus Craft: A Game for Sexual Assault Prevention in Universities”, Games For Health Journal, vol. 4, n. 2, pp.95-106, 2015. [Online]. doi: 10.1089/g4h.2014.0056

C. M. Dias, M. S. Vasconcellos, e J. O. Barreto, “Jogo e Educação: menções e concepções em documentos oficiais”, Apresentado no XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital — SBGames, Curitiba, PR, Nov. 2-4, 2017, pp. 1104-1107.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FEITOSA, Lígia Rocha Cavalcante. Concepção e Uso do Jogo de Cartas Travessias: Diálogos com as Juventudes. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 683-684. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19707.