Desafios na transposição para uma plataforma digital de um jogo de tabuleiro para ensino de Biologia Celular

  • Débora Regina da Silva Instituto Oswaldo Cruz
  • Paulo Zacary de Oliveira Universidade Veiga de Almeida
  • Pedro Henrique da Costa Braga Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Carolina Nascimento Spiegel Universidade Federal Fluminense

Resumo


A transposição dos jogos de tabuleiro para o ambiente virtual neste momento pandêmico que estamos vivenciando é de extrema importância para que os professores consigam trabalhar de forma lúdica e diferente do habitual com seus alunos. O objetivo deste artigo é discutir os desafios encontrados por um grupo de pesquisadores para fazer a transposição de um jogo de tabuleiro investigativo para o ensino de Biologia Celular para uma plataforma digital. Apesar dos obstáculos, defendemos a importância da transposição para plataformas digitais pois os jogos possibilitam que os alunos possam participar mais ativamente do processo de ensino aprendizagem, buscar resultados, resolver problemas, argumentar com os colegas e tomar decisões, permitindo uma aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Plataformas digitais, jogos de tabuleiro, transposição, biologia celular, educação

Referências

S. Engel-Glatter, L.Y Cabrera, Y. Marzouki, e B. S Elger, Teaching bioethics to a large number of biology and pharma students: Lessons learned. Ethics & Behavior v. 28, n. 1, pp. 70-90, 2018.

M. Lancu, Educação bioética no ensino de biologia. Procedia-Social and behavioral sciences, v. 127, pp. 73-77, 2014.

B. R de Carvalho, C. A. S Pereira, A. P. C. Pereira e L. F. O de Souza, Caminhando para a divisão celular: proposta de jogo para o ensino de meiose e mitose.Revista Ciências & Idéias v. 11, n. 3, pp. 12-25,2020.

J. Vijapurkar, A. Kawalkar e P. Nambiar, What do Cells Really Look Like? An Inquiry into Students’ Difficulties in Visualising a 3-D Biological Cell and Lessons for Pedagogy. Research in Science Education v. 44, n. 2, pp. 307-333, 2014

B. Vlaardingerbroek, N. Taylor e C. Bale, The problem of scale in the interpretations of pictorial representations of cell structure. Jornal of Biological Education, V. 48, N 3, pp. 154–162, 2014.

D. B Oliveira, B. R Pianca, E. R Santos e K. C Mancini, Modelos e atividades dinâmicas como facilitadores para o ensino de biologia. Enciclopédia Biosfera, v. 11, n. 20, 2015.

J. S Meloni, C. N Spiegel, S. A. O Gomes, Biotecnologia em jogo: estratégia lúdica para o ensino médio. Genética na escola. 2018.

N. C Bernardo, J. Mello, C. N Spiegel, Perfil da célula. Jogo de tabuleiro para o ensino de biologia celular. V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. 2018.

C. N Spiegel, L.R dos Santos, Jogando com mapas conceituais: uma forma lúdica para o ensino de biologia celular.V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da saúde e do Ambiente, pp. 1–10, 2018.

M. A. F Randi, H. F. D Carvalho, Learning through role-playing games: an approach for active learning and teaching. Revista Brasileira de Educação Médica, 37, 80-88. 2013.

G. G Alves, L. M Melin, C. N Spiegel, T. C Araújo-Jorge e M. M Luz, “Surfing in the cell” - jogo investigativo para o ensino de conceitos de citoesqueleto para alunos de graduação. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas n. Extra,pp. 3257-3264, 2009.

L. M. C Melin, MELIM, Cooperação ou competição? Avaliação de uma estratégia lúdica de ensino de Biologia para o Ensino Médio e o Ensino Superior. 2009. Dissertação de Mestrado.

OPAS Brasil. Folha informativa – COVID- Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19#historico. Acesso em:20/07/2021

L.G de Almeida, e C. Lellis-Santos, Outbreak! an Online Board Game That Fosters Collaborative Learning of Viral Diseases. Journal of Microbiology & Biology Education,, vol. 22, no 1, pp. ev22i1.2539, 2021.

P.Schutema, Design de games: uma abordagem prática. Cengage Learning, 2008.

R. Hunicke, M. LeBlanc e R. Zubek, MDA: uma abordagem formal para o design e a pesquisa de jogos. In: Proceedings of the AAAI Workshop on Challenges in Game AI. 2004. pp. 1-5.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Débora Regina; DE OLIVEIRA, Paulo Zacary; BRAGA, Pedro Henrique da Costa; SPIEGEL, Carolina Nascimento. Desafios na transposição para uma plataforma digital de um jogo de tabuleiro para ensino de Biologia Celular. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 685-688. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19708.