Estudo de um Novo Modelo de Projeto de Aprendizagem Gamificado para a Educação a Distância sem Tecnologias Digitais

  • Eduardo Berlezi Unisinos
  • Liane Broilo Bartelle Unisinos
  • João Ricardo Bittencourt Unisinos

Resumo


Este artigo está vinculado ao projeto de pesquisa: "Modelo de Aprendizagem Gamificado Inventivo e Assíncrono (MAGIA)", que é um estudo descritivo e exploratório. O uso de tecnologias digitais, cada vez mais, são incorporadas nas práticas pedagógicas com o objetivo de potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Contudo,a pandemia da COVID-19 acelerou este processo de incorporação e evidenciou a necessidade de modelos de aprendizagem assíncrono para populações escolares com difícil acesso aos recursos digtais. Neste contexto, é apresentado o projeto MAGIA que propõe a construção de narrativas interativas como alternativa de projeto de aprendizagem gamificado e que pode atender essa parcela da população escolar. Assim o intuito do estudo é desenvolver um modelo de projeto de aprendizagem gamificado que atenda diferentes realidades escolares com inclusão de metodologias contemporâneas.

Palavras-chave: educação, metodologias, narrativas interativas

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Publicado
18/10/2021
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BERLEZI, Eduardo; BARTELLE, Liane Broilo; BITTENCOURT, João Ricardo. Estudo de um Novo Modelo de Projeto de Aprendizagem Gamificado para a Educação a Distância sem Tecnologias Digitais. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 693-696. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19710.