Fluxogame: Um jogo para auxiliar no aprendizado de algoritmo e lógica de programação através de fluxogramas

  • Maxsuel Oliveira Alves Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM
  • Gilberto Viana de Oliveira Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM

Resumo


A necessidade e o emprego de novos métodos de ensino-aprendizagem se tornaram necessários com a mudança da dinâmica do mundo contemporâneo. Ferramentas lúdicas, como jogos oferecem uma solução alternativa para a dificuldade de aprendizado encontrada na área de algoritmos. Este trabalho objetiva apresentar o Fluxogame, um jogo desenvolvido com propósito de auxiliar no processo de ensino-aprendizado de disciplinas que envolvem algoritmos e lógica de programação para ingressantes dos cursos da área de tecnologia. Também tem como objetivo apresentar suas regras e mecânicas. O jogo possibilita a montagem de algoritmos através de um jogo de cartas digitais para dois jogadores.

Palavras-chave: jogo educativo, algoritmo, fluxograma

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Publicado
18/10/2021
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ALVES, Maxsuel Oliveira; DE OLIVEIRA, Gilberto Viana. Fluxogame: Um jogo para auxiliar no aprendizado de algoritmo e lógica de programação através de fluxogramas. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 697-700. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19711.