SimIA: um simulador educacional de impactos ambientais

  • João Vitor Rabello de Araújo Centro Universitário UniCarioca
  • Priscilla Braz Centro Universitário Unicarioca

Resumo


O senso ecológico e a importância da biodiversidade estão amplamente inseridos na ementa curricular brasileira de Ciências Biológicas. Com o avanço das tecnologias e o aumento do acesso à informação, os jogos educacionais vêm ganhando cada vez mais espaço como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e também podem ser utilizados para potencializar a conscientização sobre os impactos ambientais nos ecossistemas. O objetivo deste trabalho é apresentar um simulador educacional, com a aplicação de algoritmos genéticos, para simular um pequeno ecossistema com diferentes espécies interagindo entre si, além de possibilitar sua modificação pelo usuário alterando a cadeia alimentar ao inserir novas espécies e também simulando queimadas, desmatamentos e períodos de seca. Desse modo, espera-se contribuir para aulas mais dinâmicas e lúdicas, além de promover discussões sobre os impactos dessas alterações em um dado ecossistema.
Palavras-chave: simulador educacional, impactos ambientais, ciências biológicas, inteligência artificial

Referências

D. C. L. Alves, “Uso de novas tecnologias na sala de aula: percepção dos professores,” In Proc. CIET: EnPED, São Carlos, Maio, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

J. Piaget, “Comments on mathematical education,” In Proc. 2nd Int. Congr. on Mathematical Education, A. Howson, Ed. 1975, pp. 79-87.

L. S. Vygotsky, “Concrete human psychology,” Soviet Psychology, vol. 27, no. 2, pp. 53–77, 1989.

E. P. Odum and G. W. Barrett. Fundamentos de ecologia. São Paulo, Brasil: Thomson Learning, 2007.

C. A. da Rosa, H. Fernandes-Ferreira, R. R. N. Alves, “O manejo do javali (Sus Scrofa Linnaeus 1758) no Brasil: implicações científicas, legais e éticas das técnicas de controle de uma espécie exótica invasora,” Biodiversidade Brasileira, vol. 8, no. 2, pp. 267-284, Ago. 2018.

P. Guimarães, S. Souza, N. C. Fiedler and A. Silva, “Análise dos impactos ambientais de um incêndio florestal,” Agrarian Academy, vol. 1, no. 1, pp. 38-60, 2014.

A.F.S. Chagas, C.C. Anic, E.S. Andrade and M.F.F. Batista, “Ensinar cadeia trófica através do jogo didático: montando a cadeia alimentar. Uma proposta lúdica para o ensino da cadeia trófica,” In Proc. 7th CONNEPI, Palmas, TO, 2012.

E. Richter, C.L. Klein, T. R. V. Fröhlich and R. I. C. Güllich, “Aprendendo e construindo saberes sobre teias e cadeias alimentares,” CCNEXT : Revista de Extensão, vol. 3, pp. 59-64, 2016.

A.M. da Paz, I. Abegg, J.P.A. Filho and V.L.B. de Oliveira, "Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar," Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 8, no. 2, pp. 157-170, Jul./Dez. 2006.

S. Russell and P. Norvig, Inteligência Artificial, São Paulo, Brasil: Campus, 2013.

S. Lopes, Bio, São Paulo, Brasil: Editora Saraiva, 1999.

D. Whitley, “A Genetic Algorithm Tutorial,” Statistic and Computing, vol. 4, pp. 65-85, 1994.

R. Pereira, D. Reis, R.A. Pereira and M. Lopes, “EcosAR: simulador de ecossistemas utilizando realidade aumentada,” In Proc. 8th CBIE, Brasília, 2019, pp. 550-559.

K. E. Piske, “VISEDU – aquário virtual : simulador de ecossistema utilizando animação comportamental,” Trabalho de conclusão de curso, Ciência da Computação, Univ. Reg. de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil, 2015.

L.D.L. da Silva, A.G. Alves and L. Müller, "Educação museal com jogo de simulação de vida marinha," In Proc. 27th SBGAMES, Foz do Iguaçu, PR, 2018, pp. 1081-1087.

D.M.G. Clua, V.D. Betoni, R.A. Silva and F.S.C. Silva, “Aplicação de inteligência artificial em um simulador de evolução,” In Proc. 19th SBGAMES, São Paulo, SP, 2007.

Unity, 2020, Disponível em: https://unity.com/pt, Acesso em: 02/05/2020.

Visual Studio, 2020, Disponível em: https://visualstudio.microsoft.com/pt-br/, Acesso em: 02/05/2020.

AEsprite, 2020, Disponível em: https://www.aseprite.org/, Acesso em: 02/05/2020.

Minecraft, 2020, Disponível em: https://www.minecraft.net/pt-br, Acesso em: 02/05/2020.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DE ARAÚJO, João Vitor Rabello; BRAZ, Priscilla. SimIA: um simulador educacional de impactos ambientais. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 724-727. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19718.