Uma Proposta de Gamificação para Avaliação Contínua na Graduação em Cursos de Tecnologia da Informação (TI)

  • Gabriel Afonso Pantoja da Silva Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Raimundo Viégas Junior Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Antonilson da Silva Alcantara Universidade Federal do Pará - UFPA https://orcid.org/0000-0001-8024-0220

Resumo


Este artigo foca em propor uma gamificação para estimar o grau de aprendizagem dos alunos, por meio de um estilo híbrido misturando tabuleiro e quiz game. Esta abordagem incorpora o mecanismo clássico utilizado em gamificação conhecido como PBL (Points, Medals and Leaderboards). Esperamos que este projeto implementando os mecanismos da gamificação melhorem substancialmente aspectos como: participação, contribuição, colaboração e obtenção do conhecimento no processo de aprendizagem, e por fim, no futuro realizar testes em ambiente real nas turmas de disciplinas dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação de uma Universidade Pública Federal.

Palavras-chave: Gamificação, Ensino, Aprendizagem, Jogos Digitais

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Publicado
18/10/2021
SILVA, Gabriel Afonso Pantoja da; JUNIOR, Raimundo Viégas; ALCANTARA, Antonilson da Silva. Uma Proposta de Gamificação para Avaliação Contínua na Graduação em Cursos de Tecnologia da Informação (TI). In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 728-731. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19719.