Imersiva Saúde do Idoso
Resumo
Diante dos diversos desafios encontrados para a formação de profissionais de saúde, é iminente a busca de outros modos que facilitem os processos de aprendizagens. Este artigo apresenta o processo de criação e aplicabilidade de um jogo com elementos de Roleplaying Game (RPG) enquanto ferramenta didático pedagógica para o ensino em saúde. O jogo tem como objetivo abordar assuntos relacionados a saúde do idoso.
Referências
E. R. Guindani, “O ensino universitário na perspectiva da complexidade: uma abordagem moriniana.” Revista de Educação PUC-Campinas, n. 21, pp. 133-40, 2006.
Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Nutrição. Brasil. Ministério da Educação.
Parecer CES/CNE 1.133/2001, homologação publicada no DOU 03/10/2001, Seção 1, p. 131. Resolução CES/CNE 03/2001, publicada
no DOU 09/11/2001, Seção 1, p. 37. Resolução CES/CNE 04/2001, publicada no DOU 09/11/2001, Seção 1, p. 38. Resolução CES/CNE 05/2001, publicado no DOU 09/11/2001, Seção 1, p. 39.
S. M. Mitre, et al., “Metodologias ativas de ensino- aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais.” Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, supl. 2, pp. 2133-2144, Dez. 2008.
N. A. N. Berbel, “As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes.” Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, pp. 25-40, jan./jun. 2011.
T. M. Kishimoto, Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 10 ed. São Paulo: Cortez editora, 2007.
R. Veras, “Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações.” Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 43, n. 3, pp. 548-554, junho. 2009.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasil. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
Dinâmica das graduações em saúde no Brasil: subsídios para uma política de recursos humanos. Brasil. Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
11° Conferência Nacional de Saúde. Relatório Final. Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Brasília, DF, 2001a.
HumanizaSUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006b.
M. R. G. M. Pires, D. Guilhem e L. B. D. Gottems, “Jogo (IN)DICA-SUS: estratégia lúdica na aprendizagem sobre o Sistema Único de Saúde. Texto contexto - enferm.”, Florianópolis, v. 22, n. 2, pp. 379-388, junho. 2013.
A. Pavão, A aventura da leitura e da escrita entre mestres de Roleplaying Game (RPG) .2ª ed. São Paulo: Devir, 2000.
E. Bettocchi, C. Klimick, O lugar do virtual no RPG, o lugar do RPG no Design. In: II Simpósio do laboratório da representação sensível: Atopia, 2003, Rio de Janeiro. Laboratório da Representação Sensível - Puc-Rio, 2003.
S. Jackson, GURPS: generic universal role-playing system: módulo básico. São Paulo: Devir,1994.
A. Saldanha e J. R. M. Batista, A concepção do role-playing game (RPG) em jogadores sistemáticos. Psicol. cienc. prof.,Brasília, v. 29, n. 4, pp. 700-717, 2009.
T. M. Fairchild, “O discurso de escolarização do RPG.” Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, São Paulo,2004.
M. V. Silva, “O jogo de papéis (RPG) como tecnologia educacional e processo de aprendizagem no Ensino Médio.” Dissertação de Mestrado, UTP, Curitiba, 2009.
A. L. Strauss e J. Corbin, Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Luciane de Oliveira da Rocha (Trad. Português). 2ª ed., Porto Alegre, Artmed,2008.
A. T. Filho, “Ensino superior noturno no Brasil: as dificuldades do entorno educacional e a importância do relacionamento social no ambiente educacional.” Revista Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, v.29, n.1, pp.21-36, jan. /jun.2004.
E. Morin, Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
C. Passos-Ferreira, “Seria a moralidade determinada pelo cérebro? Neurônios- espelhos, empatia e neuromoralidade.” Physis, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, pp. 471- 490, 2011.
P. Freire, P. Freire, Pedagogia do Oprimido. São Paulo, Editora Paz e Terra, 1996.. São Paulo, Editora Paz e Terra,1996.