Jogo digital e Autismo: análise de dois ambientes por intermédio dos Affordances de Janet Murray

  • Marley de Lira UFSC
  • Caio Fraile Gonçalves UFSC
  • Berenice Santos Gonçalves UFSC

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado como uma síndrome do neurodesenvolvimento que acarreta desvios qualitativos na interação social, comunicação e comportamento. Com isso, as dificuldades que envolvem o bem-estar de uma criança com autismo perpassam diversas áreas da vida, desde sua infância até a fase adulta. Assim, os aspectos relacionados ao autismo devem ser considerados na idealização de ferramentas de apoio para auxílio educacional e terapêutico de crianças com autismo. Neste cenário, tem crescido o uso dos jogos digitais como estratégia de apoio ao desenvolvimento de habilidades e funcionalidades no acompanhamento educacional e terapêutico de crianças com autismo. A partir disto, este estudo se propôs a analisar o jogo digital Minecraft e o blog Autcraft, relativo ao público com autismo que utilizam o jogo digital e o blog citados, com o propósito de identificar fragilidades e potencialidades por intermédio do grid dos quatro Affordances digitais de Janet Murray, que os apresentam como propriedades de Design de Interação para potencializar a capacidade expressiva de artefatos digitais. A análise consistiu na observação direta a partir do contato dos pesquisadores com os dois ambientes delimitados para a análise, identificando os aspectos percebidos das duas interfaces utilizando a ferramenta de análise conhecida como “Grid das 4 Affordances digitais” da autora mencionada. Por fim, destaca-se que os dois ambientes são complementares, visto que apresentam aspectos que contemplam os Affordances digitais em maior e menor proporção, evidenciando as possibilidades de desempenho em apoio à educação e saúde promovendo suporte para crianças com autismo.

Palavras-chave: jogos digitais, transtorno do espectro autista, minecraft, autcraft, affordances, design

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Publicado
18/10/2021
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LIRA, Marley de; GONÇALVES, Caio Fraile; GONÇALVES, Berenice Santos. Jogo digital e Autismo: análise de dois ambientes por intermédio dos Affordances de Janet Murray. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 886-895. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19727.