Jogos Sérios e Elementos de Jogos na Promoção de Engajamento em Contextos de Telerreabilitação de Pacientes

  • Carlos Henrique Rorato Souza Universidade Federal de Goiás
  • Daniel Machado de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Luciana de Oliveira Berretta Universidade Federal de Goiás
  • Sérgio Teixeira de Carvalho Universidade Federal de Goiás

Resumo


Os jogos têm várias aplicações em contextos que não envolvem apenas entretenimento. Em contextos de telerreabilitação de pacientes, o engajamento promovido pelos elementos que circundam o universo dos jogos pode ser utilizado para motivar o paciente a realizar exercícios muitas vezes considerados enfadonhos e repetitivos. Nesse sentido, este trabalho apresenta os detalhes do desenvolvimento de um exergame distribuído que visa auxiliar nas sessões de telerreabilitação, melhorando o engajamento com o paciente. Ele foi construído no motor de jogo Unreal Engine 4. São detalhadas as etapas envolvidas no processo de construção, bem como a utilização de elementos do jogo para promover um maior engajamento do paciente/jogador. Um processo de avaliação pelo Método Delphi ajudou a validar a eficácia do jogo.

Palavras-chave: jogos sérios, reabilitação, telereabilitação, elementos de jogos, engajamento

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Publicado
18/10/2021
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SOUZA, Carlos Henrique Rorato; OLIVEIRA, Daniel Machado de; BERRETTA, Luciana de Oliveira; CARVALHO, Sérgio Teixeira de. Jogos Sérios e Elementos de Jogos na Promoção de Engajamento em Contextos de Telerreabilitação de Pacientes. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 896-903. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19728.