Jogos Sérios e Elementos de Jogos na Promoção de Engajamento em Contextos de Telerreabilitação de Pacientes

  • Carlos Henrique Rorato Souza Universidade Federal de Goiás
  • Daniel Machado de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Luciana de Oliveira Berretta Universidade Federal de Goiás
  • Sérgio Teixeira de Carvalho Universidade Federal de Goiás

Resumo


Os jogos têm várias aplicações em contextos que não envolvem apenas entretenimento. Em contextos de telerreabilitação de pacientes, o engajamento promovido pelos elementos que circundam o universo dos jogos pode ser utilizado para motivar o paciente a realizar exercícios muitas vezes considerados enfadonhos e repetitivos. Nesse sentido, este trabalho apresenta os detalhes do desenvolvimento de um exergame distribuído que visa auxiliar nas sessões de telerreabilitação, melhorando o engajamento com o paciente. Ele foi construído no motor de jogo Unreal Engine 4. São detalhadas as etapas envolvidas no processo de construção, bem como a utilização de elementos do jogo para promover um maior engajamento do paciente/jogador. Um processo de avaliação pelo Método Delphi ajudou a validar a eficácia do jogo.

Palavras-chave: jogos sérios, reabilitação, telereabilitação, elementos de jogos, engajamento

Referências

A. d. S. d. Silva, P. J. Valenciano, and D. S. Fujisawa, “Atividade Lúdica na Fisioterapia em Pediatria: Revisao de Literatura,” Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 23, pp. 623 – 636, 12 2017.

D. Santos and I. Pinheiro, “Telereabilitação no tratamento de disfunções neurológicas: Revisão narrativa,” Revista Scientia, vol. 1, pp. 96–106, 01 2016.

M. M. L. Subtil, D. C. Goes, T. C. Gomes, and M. L. d. Souza, “O relacionamento interpessoal e a adesao na fisioterapia,” Fisioterapia em Movimento, vol. 24, pp. 745 – 753, 12 2011.

V. G. Cerf, “On the internet of medical things,” Commun. ACM, vol. 63, no. 8, p. 5, Jul. 2020. [Online]. Available: https://doi.org/10.1145/3406779

K. Jack, S. M. McLean, J. K. Moffett, and E. Gardiner, “Barriers to treatment adherence in physiotherapy outpatient clinics: A systematic review,” Manual Therapy, vol. 15, no. 3, pp. 220 – 228, 2010. [Online]. Available: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1356689X09002094

D. R. Gonçalves, “A importância do profissional de educação física no atendimento ambulatorial de pacientes pediátricos com fibrose cística,” 2019, trabalho de Conclusão do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (HCPA), Porto Alegre.

C. H. R. Souza, D. M. de Oliveira, L. Berretta, and S. T. de Carvalho, “Jogos digitais e engajamento na reabilitação de pacientes: Uma revisão sistemática da literatura,” in Anais Principais do XXI Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC, 2021.

C. H. R. Souza, D. Battisti, L. Berretta, and S. T. de Carvalho, “Exergame com cicloergômetro para a reabilitação de pacientes em tempos de covid-19,” in Anais Principais do XX Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC, 2020.

D. M. Needham, A. D. Truong, and E. Fan, “Technology to enhance physical rehabilitation of critically ill patients,” Crit Care Med, vol. 37, no. 10 Suppl, pp. S436–441, Oct 2009.

J. Gregory, Game Engine Architecture. AK Peters/CRC Press, 2014.

C. da Silva Peixoto, “Jogos de estratégia de guerra em tempo real multijogador e seu desenvolvimento no motor unreal engine 4,” Master’s thesis, São Paulo, 2019.

J. Glazer and M. Sanjay, Multiplayer game programming: Architecting networked games. Addison-Wesley Professional, 2015.

S. S. Coutinho, “O uso da técnica delphi na pesquisa em atenção primária à saúde: revisão integrativa,” Revista Baiana de Saúde Pública, vol. 37, no. 3, pp. 582–596, 7 2013.

A. F. Scarparo, A. M. Laus, and A. I. C. S. Azevedo, “Reflexões sobre o uso da técnica delphi em pesquisa na enfemagem,” Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol. 13, no. 1, pp. 242–251, 2012.

C. Wendisch, “Avaliação da qualidade de unidades de alimentação e nutrição (uan) hospitalares: construção de um instrumento,” Master’s thesis, Rio de Janeiro, 2010.

L. R. de Azevedo Cardoso, A. K. Abiko, H. C. R. Haga, K. P. Inouye, and O. M. Gonçalves, “Prospecção de futuro e método delphi: uma aplicação para a cadeia produtiva da construção habitacional,” Ambiente Construído, vol. 5, no. 3, pp. 63–78, 7 2005.

J. T. C. Wright and R. A. Giovinazzo, “Delphi - uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo,” Caderno de Pesquisas em Administração, 2000.

K. Kapp, The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education, ser. Pfeiffer essential resources for training and HR professionals. Wiley, 2012. [Online]. Available: https://books.google.com.br/books?id=M2Rb9ZtFxccC

J. Huizinga, Homo Ludens, ser. Estudos. Editora Perspectiva S/A, 2020. [Online]. Available: https://books.google.com.br/books?id=ZqLHDwAAQBAJ

J. Chen, “Flow in games (and everything else),” Commun. ACM, vol. 50, no. 4, p. 31–34, Apr. 2007. [Online]. Available: https://doi.org/10.1145/1232743.1232769

M. Csikszentmihalyi, Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade. Objetiva, 2020.

J. C. Chou, C. Hung, and Y. Hung, “Design factors of mobile game for increasing gamer’s flow experience,” in 2014 IEEE International Conference on Management of Innovation and Technology, 2014, pp. 137–139.

T. Fullerton, Game design workshop: a playcentric approach to creating innovative games. CRC press, 2008.

L. W. de Oliveira, “Framework l para desenvolvedores de mhealth no contexto de self-care e gamificação,” Master’s thesis, Goiânia, 2018.

K. Werbach and D. Hunter, For the win: How game thinking can revolutionize your business. Wharton Digital Press, 2012.

A. C. S. Costa and P. Z. Marchiori, “Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência,” InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, vol. 6, no. 2, pp. 44–65, out. 2015. [Online]. Available: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89912

C. Aldrich, Learning by doing: a comprehensive guide to simulations, computer games, and pedagogy in e-learning and other educational experiences. Pfeiffer, 2005

A. Fleury, D. Nakano, and J. H. D. O. Cordeiro, Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais. Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social (BNDES), 2014.

R. L. e Silva, G. Bulla, L. da Silva, and J. Lucena, “Serious games and sensibility regimes: Paradoxes in using games for human formation,” education policy analysis archives, vol. 26, no. 117, 2018.

M. Zyda, “From visual simulation to virtual reality to games,” in Computer. IEEE Computer Society Press, 2005, vol. 38, pp. 25–32.

D. Battisti, “Exergame com cicloergômetro para a reabilitação de pacientes,” Master’s thesis, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2020.

D. Battisti, S. T. de Carvalho, and L. Battisti, “Jogo com cicloergômetro para a reabilitação de pacientes,” in Proceedings of SBGames 2019, 2019, pp. 1402–1403

J. Rodrigues, P. Menezes, and M. T. Restivo, “Travelling in a virtual city: a physical exercise promoting game,” in 2019 5th Experiment International Conference (exp.at’19), 2019, pp. 256–257.

S. Ren, W. Shi, Z. G. Hou, J. Wang, and W. Wang, “Engagement Enhancement Based on Human-in-the-Loop Optimization for Neural Rehabilitation,” Front Neurorobot, vol. 14, p. 596019, 2020.

I. Afyouni, A. Einea, and A. Murad, “Rehabot: Gamified virtual assistants towards adaptive telerehabilitation,” in Adjunct Publication of the 27th Conference on User Modeling, Adaptation and Personalization, ser. UMAP’19 Adjunct. New York, NY, USA: Association for Computing Machinery, 2019, p. 21–26. [Online]. Available: https://doi.org/10.1145/3314183.3324988

J. Wang, W. Wang, and Z. G. Hou, “Toward improving engagement in neural rehabilitation: Attention enhancement based on brain–computer interface and audiovisual feedback,” IEEE Transactions on Cognitive and Developmental Systems, vol. 12, no. 4, pp. 787–796, 2020.

C. Souza, D. Oliveira, L. Berreta, and S. Carvalho, “A distributed exergame for telerehabilitation: An engaging alternative to improve patients’ quality of life,” in Proceedings of the 1st Life Improvement in Quality by Ubiquitous Experiences Workshop. Porto Alegre, RS, Brasil: SBC, 2021.

Epic Games, “Client-server model - unreal engine documentation,” Dispon´?vel em: https://docs.unrealengine.com/enUS/Gameplay/Networking/Server/index.html. Acesso em: 16/08/2020, 2020

L. G. Andrade and E. Evangelista, “O significado das cores na percepção do jogo this war of mine,” Disponível em: http://www.site.satc.edu.br/admin/arquivos/31347/laura-gabriela-andrade.pdf. Acesso em: 17/07/2021, 2018.

M. Bloor, H. Sampson, S. Baker, and K. Dahlgren, “Useful but no oracle: reflections on the use of a delphi group in a multi-methods policy research study,” Qualitative Research, vol. 15, no. 1, pp. 57–70, 2015. [Online]. Available: https://doi.org/10.1177/1468794113504103

L. F. Munaretto, H. L. Correa, and J. A. C. da Cunha, “Um estudo sobre as características do método delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias,” Revista de Administração da UFSM, vol. 6, no. 1, pp. 09–24, 7 2013.

N. M. C. Alexandre and M. Z. O. Coluci, “Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas,” Ciência e Saúde Coletiva, vol. 16, pp. 3061 – 3068, 07 2011.
Publicado
18/10/2021
SOUZA, Carlos Henrique Rorato; OLIVEIRA, Daniel Machado de; BERRETTA, Luciana de Oliveira; CARVALHO, Sérgio Teixeira de. Jogos Sérios e Elementos de Jogos na Promoção de Engajamento em Contextos de Telerreabilitação de Pacientes. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 896-903. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19728.