TennisGame Physio: Proposta de Solução no Apoio de Sessões de Fisioterapia para Amputados

  • Andrelise Nunes Lemos Pinheiro Universidade Federal do Pampa
  • Márcio Vieira Prefeitura Municipal de Bagé
  • Érico Marcelo Hoff do Amaral Universidade Federal do Pampa
  • Julio Saraçol Domingues Júnior Universidade Federal do Pampa

Resumo


O presente estudo descreve a proposta de baixo custo de uma solução computacional baseada em gamificação utilizando hardware e software, que possa auxiliar os profissionais de fisioterapia nas sessões de reabilitação de amputações dos membros superiores e inferiores. A finalidade deste trabalho é tratar o problema descrito utilizando como sensores os do tipo acelerômetro e giroscópio de um smartphone. Foram implementados tanto o app em Flutter para coordenar a comunicação com o nó sensor, quanto o nó sensor com a ajuda da plataforma de prototipação Arduino e módulos de comunicação. Por fim, também foi desenvolvido um jogo em Unity 3D para a simulação de uma partida de tênis de mesa, e um sistema de acompanha-mento para os fisioterapeutas. As informações transmitidas a partir dos sensores do smartphone, foram utilizadas para a realização da movimentação da raquete virtual no jogo. Diferentes experimentos foram executados com o objetivo de validar a proposta. Os resultados demonstraram limitações na implementação que necessitaram sua refatoração. Logo após a refatoração, os resultados iniciais demonstraram grande aplicabilidade da solução. O projeto visa criar uma solução que torne mais lúdica e motivadora as sessões de fisioterapia, tentando levar o paciente ao estado de flow. Ademais, os fisioterapeutas terão acesso a uma ferramenta de controle de desempenho de cada uma das sessões de cada paciente, o que poderá tornar menos subjetiva a análise de desempenho dos mesmos.

Palavras-chave: reabilitação física, amputados, gamificação, estado de flow, jogos sérios

Referências

I. K. Adalbert, “Fisiologia articular: esquemas comentados de mecânica humana”, 5 ed. São Paulo, Médica Panamericana, 2000, p. 307.

G. F. Gabrielli, A. S. F. Leticia, L. R. C. Milaine Cristina. “Identificação das causas de amputação de membros nas estratégias de saúde da família do município de Santa Fé do Sul - SP", Rev. Funec Científica - Enfermagem, vol. 1, no. 1, pp. 65-71, jan/jun, 2017.

P. M. Amelia, K. Akemi. “A fisioterapia na osteoartrose: uma revisão da literatura”, Rev. Bras. Reumatol, vol. 38, no. 2, pp. 83-90, mar/abr, 1998.

B.G. Alaine Aparecida, O. G. Fabio Ricardo, A. G. Luiz Carlos. “Reabilitação virtual através do videogame: relato de caso no tratamento de um paciente com lesão alta dos nervos mediano e ulnar”, Rev. Acta Fisiatrica, vol. 18, no. 3, pp. 157-162, out, 2011, doi: 10.11606/issn.2317-0190.v18i3a103644.

I. Kovac, N. Kauzlaric, O. Živkovic, M. Abramovic, Z. Vuletic, T. Vukic, N. Ištvanovic, B. Livakovic. “Rehabilitation of lower limb amputees”, Periodicum Biologorum, vol. 117, no. 1, pp. 147-159, 2015.

M. B. Katia, R. F. Maria Cristina, R. A. Vera Lúcia. “Reintegração corporal em pacientes amputados e a dor-fantasma”, Rev. Acata Fisiatrica, vol. 9, no. 2, pp. 85-89, jul. 2002, doi: 10.5935/0104-7795.20020001.

S. L. Bruna, M. M. Dayana Priscila. “A importância da fisioterapia no processo de protetização”, unpublished.

D. Delmar, “O sentido da gamificação”, Gamificação em debate. São Paulo: Blucher, pp. 11-20, 2018.

C. Mihaly, S. C. Isabela, “Optimal experience: Pyschological studies of flow in consciousesness”, United Cambridge University Press, p. 432, 1988.

M. V. Jean, E. Q. Nicolas, V. J. Renato, C. P. Andre, T. Mateus, B. H. Patrícia Paula, R. Rafael, “Motion Rehab 3D AVE V2: um novo VR-exergame para fisioterapia motora”, in Anais Estendidos do XXII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, Evento Online, 2020, pp.15-19, doi: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12948.

A. Akbulut, G. Güngör, E. Tarakci, A. Çabuk, M. A. Aydin, “Immersive Virtual Reality Games for Rehabilitation of Phantom Limb Pain” 2019 Medical Technologies Congress (TIPTEKNO), 2019, pp. 1-4, doi:10.1109/TIPTEKNO.2019.8895177.

P. Cleber Cristiano; F. Ernani Cesar, “Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico”, Editora Feevale, p. 277, 2013.

S. Edna Lucia, M. M. Estera, “Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação”, p. 121, 2001.

S. Ian, “Engenharia de Software”, p. 547, 2011.
Publicado
18/10/2021
PINHEIRO, Andrelise Nunes Lemos; VIEIRA, Márcio; AMARAL, Érico Marcelo Hoff do; DOMINGUES JÚNIOR, Julio Saraçol. TennisGame Physio: Proposta de Solução no Apoio de Sessões de Fisioterapia para Amputados. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 914-921. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19730.