Viral.izo: Um Jogo Educativo de Gerência de Recursos Contra a Proliferação Desenfreada de um Vírus

  • Victor Pontes Santos UNIFOR
  • Yuri Nekan Soares Fontes UNIFOR
  • Felipe Alves Holanda UNIFOR
  • Tiago Halliday Goiana UNIFOR
  • João Carlos Machado Luz Simões UNIFOR
  • Davi Lopes Teixeira UNIFOR
  • Maria Andréia Formico Rodrigues UNIFOR https://orcid.org/0000-0003-1181-2971

Resumo


Este trabalho apresenta Viral.izo, um jogo educativo focado em estimular iniciativas em prol da saúde mundial contra a COVID-19. Estas iniciativas exigem habilidades precisas para gerenciamento de recursos (itens de proteção pessoal e pontos de aglomeração) contra a proliferação desenfreada do vírus, seus malefícios e sua imprevisibilidade. Além disso, avaliações qualitativas também foram conduzidas, mostrando que Viral.izo é capaz de educar enquanto desafia o jogador.

Palavras-chave: jogo educativo, promoção da saúde, gerência de recursos, vírus, experiência de usuário

Referências

H. Zhu, L. Wei, and P. Niu, “The novel coronavirus outbreak in Wuhan,China,”Global Health Research and Policy, vol. 5, no. 1, pp. 1–3, 2020.

WorldoMeters, “COVID-19 Coronavirus Pandemic,” https://www.worldometers.info/coronavirus/, 2021, acesso: 15/07/2021.

T. R. C. de Oliveira, I. V. Beleza, M. A. F. Rodrigues, and G. B. da Silva Júnior, “Um jogo para a promoção do uso de máscaras e controle de aglomerações em ambientes externos,” inSBC — Proceedingsof SBGames 2020, 2020, pp. 1022–1029.

W. H. Organization, “WHO coronavirus disease (COVID-19) dashboard,” https://covid19.who.int/, 2021.

UNESCO, https://bit.ly/3eMpvSN, 2021, acesso: 15/07/2021.

Facens, Liga, and Newton, “Heróis da Pandemia,” https://heroisdapandemia.com.br/, 2020.

J. Andrade, “Virus Combat: Brasiliense cria game para evitar propagação da COVID-19,” https://bit.ly/3dTdMl0, 2020.

S. Sallum, “CoronaGame: combate à pandemia em jogo virtual,” https://bit.ly/3AE0geM, acesso: 27/06/2021.

T. e Alto Paranaíba, “Jogo Prevenção Coronavírus é criado em Uberaba para conscientizar crianças,” https://glo.bo/3ytqYEI, 2020.

J. R. Weber, “Victor Gabriel, o menino de 11 anos que criou game para combater o coronavírus e venceu competição nacional,” GHZ Porto Alegre: https://bit.ly/2V82jar, 2020.

T. R. Campos and D. K. Ramos, “Conteúdo científico e jogabilidade do Plague Inc.: um jogo digital sobre pandemias,” in Anais do CIET: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias— Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2020.

A. S. M. Venigalla, D. Vagavolu, and S. Chimalakonda, “SurviveCovid-19 - A Game for Improving Awareness of Social Distancing and Health Measures for COVID-19 Pandemic,” 2020.

C. T. Machado and A. A. Carvalho, “Avaliação do serious game Immuno Rush sobre imunologia,” RENOTE, vol. 16, no. 1, 2018.

C. Lindsey, “Agar.io: The game’s in the name,” Games and Culture, vol. 14, no. 2, pp. 154–169, 2019.

N. S. Anso, A. O. Wiehe, M. M. Drugan, and M. A. Wiering, “Deep ´ Reinforcement Learning for Pellet Eating in Agar.io.” in ICAART (2), 2019, pp. 123–133.

Creazilla, “Machu Picchu,” https://creazilla.com/nodes/840314-machupicchu-clipart, 2021, acesso: 10/04/2021.

Creazilla, “Chichen Itza,” https://creazilla.com/nodes/63364-chichen-itzaclipart, 2021, acesso: 10/04/2021.

Creazilla, “Golden Gate Bridge,” https://creazilla.com/nodes/13615-goldengate-bridge-clipart, 2021, acesso: 10/04/2021.

Creazilla, “Statue of Liberty,” https://creazilla.com/nodes/33701-statue-ofliberty-clipart, 2021, acesso: 10/04/2021.

Creazilla, “Big Ben,” https://creazilla.com/nodes/11921-big-ben-clipart, 2021, acesso: 10/04/2021.

Creazilla, “Coliseu de Roma,” https://bit.ly/36UkYJA, 2021, acesso: 10/04/2021.

Creazilla, “Eiffel Tower,” https://creazilla.com/nodes/67566-eiffel-towerclipart, 2021, acesso: 10/04/2021.

Creazilla, “Catedral de São Basílico,” https://www.wannapik.com/vectors/1831, 2021, acesso: 10/04/2021.

Creazilla, “Petra,” https://www.svgrepo.com/svg/129214/petra, 2021, acesso: 10/04/2021.

Creazilla, “Taj Mahal,” https://bit.ly/3kM6dAS, 2021, acesso: 10/04/2021.

Creazilla, “Muralha da China,” https://bit.ly/2V9Huvy, 2021, acesso: 10/04/2021.

T. do Parque, “Beach Park,” https://bit.ly/2Ugvx7d, 2021, acesso: 10/04/2021.

Seeklogo, “Elevador Lacerda,” https://bit.ly/36QmYTc, 2021, acesso: 10/04/2021.

Flaticon, “Congresso Nacional do Brasil,” https://bit.ly/3zrGn94, 2021, acesso: 10/04/2021.

Icons8, “Cristo Redentor,” https://bit.ly/3kTh4Zs, 2021, acesso: 10/04/2021.

B. Carrero, “Beto Carrero,” https://www.betocarrero.com.br/, 2021, acesso: 10/04/2021.

Eucalyp, “Flaticon,” https://www.flaticon.com/br/autores/eucalyp, 2021, acesso: 10/04/2021.

Freepik, “Freepik,” https://br.freepik.com/, 2021, acesso: 10/04/2021.

Smashicons, “Smashicons,” https://smashicons.com/, 2021, acesso: 10/04/2021.

UNIFOR. 15 leitos de UTI da Covid-19 no IJF serão monitorados por Inteligência Artificial. G1 - Globo. 31-08-2020 . [Online]. Available: https://glo.bo/2WbJbcj

Unity. (2020). [Online]. Available: https://docs.unity.com/Manual/

D. V. de Macedo and M. A. Formico Rodrigues, “Experiences with rapid mobile game development using Unity engine,” Computers in Entertainment, vol. 9, no. 3, 2011. [Online]. Available: https://doi.org/10.1145/2027456.2027460

R. D. S. Rocha, M. A. F. Rodrigues, and L. D. S. Taddeo, “Performance evaluation of a hybrid algorithm for collision detection in crowded interactive environments,” in 2006 19th Brazilian Symposium on Computer Graphics and Image Processing. IEEE, 2006, pp. 86–93.

C. Moe, “A heart made of pixels,” 2021, acesso: 10/04/2021. [Online]. Available: https://www.epidemicsound.com/track/kJSvE4jY5f/

R. Coasta, “Nintendo Revolution,” 2021, acesso: 10/04/2021. [Online]. Available: https://www.epidemicsound.com/track/KGzSpekSiu/

Fupicat, “Videogame menu select,” https://freesound.org/people/Fupicat/sounds/471937/, 2021, acesso: 10/04/2021.

EVRetro, “8-bit event sound effects,” 2021, acesso: 10/04/2021. [Online]. Available: https://freesound.org/people/EVRetro/sounds/535841/

Cabled mess, “Lose c 04,” 2021, acesso: 10/04/2021. [Online]. Available: https://freesound.org/people/cabledmess/sounds/350988/

Mativve, “Electro win sound,” 2021, acesso: 10/04/2021. [Online]. Available: https://freesound.org/people/Mativve/sounds/391539/

J. Nielsen and T. K. Landauer, “A mathematical model of the finding of usability problems,” in Proceedings of the INTERACT’93 and CHI’93Conference on Human Factors in Computing Systems, 1993, pp. 206–213.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Victor Pontes; FONTES, Yuri Nekan Soares; HOLANDA, Felipe Alves; GOIANA, Tiago Halliday; SIMÕES, João Carlos Machado Luz; TEIXEIRA, Davi Lopes; RODRIGUES, Maria Andréia Formico. Viral.izo: Um Jogo Educativo de Gerência de Recursos Contra a Proliferação Desenfreada de um Vírus. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 940-948. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19733.