Desenvolvimento de serious game para crianças portadoras de anemia falciforme

  • Lucas Pereira de Santana IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Débora Ayane N. Caitano IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Filipe Fiusa do Vale IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Daniel de Santana Neto IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Samuel Santos da Silva IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Renata Maria de Souza Santos IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Fernanda Castelo B. de Santana IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Igo Amauri dos Santos Luz IFBA - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Resumo


A Anemia Falciforme é uma doença hereditária caracterizada pela malformação dos glóbulos vermelhos. Embora tenha alta incidência no Brasil, poucos esforços são feitos na educação preventiva de crianças com essa doença. Este estudo tem como objetivo desenvolver um jogo 2D que sensibilize crianças com Anemia Falciforme para o autocuidado de forma a influenciar positivamente em sua qualidade de vida. Com base na abordagem clássica de design de jogo digital, a equipe multidisciplinar executou o projeto de acordo com as seguintes etapas: concepção, pré-produção, prototipação e produção. Como resultado deste estudo, temos o Game Design Canvas do jogo e o jogo executável 2D para a plataforma Android.

Palavras-chave: jogo sério, saúde, anemia falciforme

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Publicado
18/10/2021
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DE SANTANA, Lucas Pereira; CAITANO, Débora Ayane N.; DO VALE, Filipe Fiusa; NETO, Daniel de Santana; DA SILVA, Samuel Santos; SANTOS, Renata Maria de Souza; DE SANTANA, Fernanda Castelo B.; LUZ, Igo Amauri dos Santos. Desenvolvimento de serious game para crianças portadoras de anemia falciforme. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 965-968. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19737.