Um Estudo de Caso Sobre Jogos Adaptáveis: Ritmo Mania e Quebra-Cabeça

  • Von Harrison Cardoso Tadaiesky Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Marcus Victor dos Reis Kenjiro Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Isabela Lopes Maués Batista Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Járlesson Gama Amazonas Júnior Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Luciano Luciano Teran Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Caio Pinheiro de Carvalho Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Marcelle Pereira Mota Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo


Os jogos adaptáveis são considerados como Tecnologias Assistivas e devido ao seu impacto cultural na vida das pessoas e estão cada vez mais imersos em diversas esferas da sociedade. A falta de adaptabilidade em jogos na área da saúde pode gerar dificuldades no atendimento de crianças com deficiência. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo apresentar dois jogos voltados para acessibilidade de crianças com deficiência. Os jogos foram criados em conjunto com especialistas para elaboração de requisitos adaptáveis, com intuito de ajudar no desenvolvimento de cognitivas como reconhecimento de padrões, estímulo da atenção e habilidades motoras finas.
Palavras-chave: Acessibilidade, Jogos Adaptáveis, Jogos sérios, Saúde

Referências

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Publicado
18/10/2021
TADAIESKY, Von Harrison Cardoso; KENJIRO, Marcus Victor dos Reis; BATISTA, Isabela Lopes Maués; AMAZONAS JÚNIOR, Járlesson Gama; TERAN, Luciano Luciano; DE CARVALHO, Caio Pinheiro; MOTA, Marcelle Pereira. Um Estudo de Caso Sobre Jogos Adaptáveis: Ritmo Mania e Quebra-Cabeça. In: TRILHA DE SAÚDE – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 981-984. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19741.