Design de Valores em Jogos Digitais Baseados em Processos de Serviços Públicos Brasileiros

  • Fabricio Janssen Unirio
  • Mariano Pimentel Unirio
  • Tadeu Classe Unirio
  • Renata Araujo Mackenzie

Resumo


Pesquisas exploram o potencial de jogos digitais como uma alternativa para a interação entre cidadãos e governo. Neste contexto, surgiu o “Play your Process” (PYP), um método cujo objetivo é sistematizar o design de jogos digitais com propósito, baseados em processos de negócio, como os de prestação de serviços públicos. Durante estudos com o PYP, observou-se que um dos aspectos importantes para a eficácia dos jogos construídos para este fim, são os valores que eles transmitem. Sendo assim, essa pesquisa objetivou responder à questão: “Como projetar valores humanos em jogos digitais baseados em processos de prestação de serviços públicos brasileiros, de forma sistematizada?” Para isto, utilizou-se a metodologia Design Science Research (DSR), que resolve problemas de forma prática, ao mesmo tempo que gera conhecimento científico. O resultado da pesquisa foi a proposição de um artefato para ser integrado ao método PYP, que recebeu o nome de “Play Your Process - With Values” (PYPwV), composto de três subprocessos que se baseiam na metodologia americana “Values at Play” (VAP), ou Valores no Jogo. Também foi gerado um recurso de apoio ao processo, o “Values at Play Brasil” (VAPBr), um deck composto por 25 cartas, inspirado no jogo “Grow-a-Game” (GaG) e que se trata de uma ferramenta de brainstorm, também criada com o objetivo de ajudar designers a pensarem valores para seus projetos. O PYPwV demonstrou capacidade de permitir descobrir e projetar valores em jogos baseados em processos de prestação de serviços públicos, bem como demonstrou sua utilidade para game designers.
Palavras-chave: Design de Jogos, Jogos com Propósito, Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio, Prestação de Serviços Públicos, Valores, Ciberdemocracia

Referências

CGI.br, “Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros - TIC domicílios 2018,” 2019.

P. Engiel, R. Araujo, and C. Cappelli, "Desigining public service process models for understandability," in Electronic journal of e-government, v.12(1), pp. 95-111, 2014.

T. M. Classe, R. M. d. Araujo, and G. Xexeo, “Jogos digitais baseados em processos de negócio,” in Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pp. 350–353, 2019.

T. M. Classe, G. Xexeo, R. M. d.Araujo, and S. Siquiera, “PYP – play your process: um método de design de jogos digitais baseados em processos de negócio,” Relate-DIA, 11(1), 2018.

A. R. Ferreira, “Gestão de processos; módulo 3”. – Brasília: ENAP / DDG, 2013, 179 p.

M. Flanagan, D. C. Howe, and H. Nissenbaum, “Embodying values in technology: Theory and practice,” Information technology and moral philosophy, vol. 322, 2008.

M. Flanagan and H. Nissenbaum, Values at play in digital games. MIT Press, 2014.

M. Pimentel, D. Filippo, and F. M. Santoro, “Design science research: fazendo pesquisas científicas rigorosas atreladas ao desenvolvimento de artefatos computacionais projetados para a educação”, SBC, 2019.

K. Peffers, T. Tuunanen, M. A. Rothenberger, and S. Chatterjee, “A design science research methodology for information systems research”, in Journal of management information systems, v. 24, n. 3, p.45-77, 2007.

J. Belman, H. Nissenbaum, and M. Flanagan. “Grow-a-game: a tool for values conscious design and analysis of digital games”, 2011.

W. Despain, 100 Principles of Game Design. Editora New Riders, 2012.

R. Pallottini, Dramaturgia de televisão. Boitempo, 2012.

D. Comparato, Da criação ao roteiro: o mais completo guia da arte e técnica de escrever para televisão e cinema. Rocco, 2009.

S. Field, Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Objetiva, 2001.

L. Sheldon, Desenvolvimento de personagens e narrativas para games. Cengage Learning, 2017.

C. Boscarioli, R. M. d. Araujo and R. S. Maciel, “I Grandsi-BR: grandes desafios de pesquisa em sistemas de informação no brasil (2016-2026),” - Relatório técnico da Comissão especial de sistemas de informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2017.

F. Janssen, N. Antonio, B. Xavier, R.M. de Araujo, and M. Fornazin, “Jogo PBF-Prosperópolis: design de valores em um jogo digital sobre o programa 'bolsa família'”, in Abciber XI- Simpósio nacional da abciber 2018, 2018.

F. Janssen, R. M. d. Araujo, and M. G. Pimentel, “Narrativas populares para transmissão de valores em jogos sérios baseados em processos de serviços públicos para cidadãos brasileiros”, in Anais estendidos do XV Simpósio brasileiro de sistemas de informação (SBSI), pp. 37-40, 2019.

F. Janssen, B. Xavier, V. Serva, and R. Santos, “Investigando a elaboração de narrativas em jogos sérios”, Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pp. 1287–1295, 2019.

F. Janssen, R.M.d.Araujo, and M. G. Pimentel, “Valores em jogos baseados em processos de prestação de serviços públicos para cidadãos brasileiros”, Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pp. 819–825, 2019.

F. Janssen, T. M. Classe, and R.M.d.Araujo, “Values at play - brasil – avaliação de artefato,” Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames), pp. 125–132, 2020.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
JANSSEN, Fabricio; PIMENTEL, Mariano; CLASSE, Tadeu; ARAUJO, Renata. Design de Valores em Jogos Digitais Baseados em Processos de Serviços Públicos Brasileiros. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 985-988. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19742.