Health é vida? Consumo simbólico em jogos digitais de entretenimento

  • Flávia Garcia de Carvalho Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) http://orcid.org/0000-0003-1594-6088
  • Inesita Soares de Araujo Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Marcelo Simão de Vasconcellos Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • Mata Haggis-Burridge Breda University of Applied Sciences (BUas)

Resumo


A pesquisa trata do consumo de sentidos de saúde em jogos de entretenimento, com aporte teórico-metodológico da Semiologia dos Discursos Sociais e da Análise de Discursos. Destacamos o Modelo de Comunicação como Mercado Simbólico, com ênfase na noção de contextos e sua relação codeterminante com o conceito de lugar de interlocução. Foram delimitados três corpus de análise, produzidos por jogadores de BioShock e Deus Ex: Human Revolution: um corpus formado pelo resultado da análise textual dos dois jogos; um corpus conformado por um conjunto de vídeos de jogadores publicados no YouTube; e um corpus proveniente de entrevistas com jogadores. A partir dessa corpora, foram cartografadas redes de sentidos de quatro tipos: condições de consumo, dimensão ficcional, dimensão real e dimensões do envolvimento do jogador com o jogo. Entre as principais conclusões, estão: os jogadores traduzem os recursos chamados de “saúde” pelos jogos como “vida”, demonstrando uma diferença significativa para nossos objetivos entre o modo como a saúde é representada naqueles mundos virtuais e os conceitos que organizam seus sentidos para os jogadores; as redes de sentidos em que a saúde está inscrita entrelaçam discursos da vida física com a virtual, enquanto uma realimenta a outra, em fluxo contínuo. Isto pode ocorrer tanto em relação à ficção quanto às regras dos jogos. Como contribuição teórico-metodológica, a tese possibilitou a formulação e experimentação do Modelo de Análise do Consumo Simbólico.
Palavras-chave: Comunicação e Saúde, sentidos de saúde, Jogos e Saúde, jogos digitais, Análise de Discursos

Referências

E. Aarseth, “Computer Game Studies, Year One,” Game Stud., vol. 1, no. 1, 2001, Accessed: May 28, 2016. [Online]. Available: http://gamestudies.org/0101/editorial.html.

N. Almeida Filho, O que é saúde? Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.

F. G. de Carvalho, “HEALTH É VIDA? Consumo simbólico em jogos digitais de entretenimento,” Fundação Oswaldo Cruz, 2020.

F. G. Carvalho, “Sentidos da saúde em jogos digitais,” Fundação Oswaldo Cruz, 2016.

S. D. Fragoso and M. Amaro, Introdução aos estudos de jogos. Salvador: EDUFBA, 2018.

J. Juul, Half-Real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds. Cambridge: The MIT Press, 2005.

I. Bogost, Persuasive Games: The Expressive Power of Videogames. Cambridge: MIT Press, 2007.

G. Calleja, In-game: from immersion to incorporation. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, 2011.

I. S. Araujo and J. M. Cardoso, Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.

I. S. Araujo, A Reconversão do Olhar. São Leopoldo: Unisinos, 2000.

I. S. Araujo, “Mercado simbólico: interlocução, luta, poder - um modelo de comunicação para políticas públicas.,” Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002.

I. S. Araujo, “Mercado Simbólico: um modelo de comunicação para políticas públicas,” Interface (Botucatu), vol. 8, no. 14, p. 14, 2004.

E. Verón, La semiosis social: fragmentos de uma teoría de la discursividad. Barcelona: Gedisa, 1993.

M. J. Pinto, As marcas lingüísticas da enunciação: esboço de uma gramática enunciativa do português. Rio de Janeiro: Numen, 1994.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DE CARVALHO, Flávia Garcia; DE ARAUJO, Inesita Soares; DE VASCONCELLOS, Marcelo Simão; HAGGIS-BURRIDGE, Mata. Health é vida? Consumo simbólico em jogos digitais de entretenimento. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – DOUTORADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1005-1008. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19747.