Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos

Resumo


Este artigo apresenta a tese de doutorado “Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos”, defendida no Programa de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. A tese buscou pesquisar como a criação / adaptação de jogos analógicos na escola mediada pelo Design pode favorecer a construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem. Para tal, baseou-se em revisão bibliográfica; análise de artigos e de jogos analógicos; mapeamento de experiências de professores que desenvolveram atividades de adaptação e/ou criação de jogos analógicos com estudantes; e mapeamento dos posicionamentos de professores e alunos participantes de proposta de criação de jogos em uma escola de Ensino Médio Técnico. Constatamos a importância de competências do Design e de seus métodos como suporte ao trabalho dos professores e a necessidade de se assumir uma atitude dialógica nessas experiências.

Palavras-chave: design de jogos, ensino-aprendizagem, multiletramentos, interação, construção de sentidos

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Publicado
18/10/2021
DIAS, Cynthia Macedo; FARBIARZ, Jackeline Lima. Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – DOUTORADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1009-1012. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19748.