Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos

Resumo


Este artigo apresenta a tese de doutorado “Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos”, defendida no Programa de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. A tese buscou pesquisar como a criação / adaptação de jogos analógicos na escola mediada pelo Design pode favorecer a construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem. Para tal, baseou-se em revisão bibliográfica; análise de artigos e de jogos analógicos; mapeamento de experiências de professores que desenvolveram atividades de adaptação e/ou criação de jogos analógicos com estudantes; e mapeamento dos posicionamentos de professores e alunos participantes de proposta de criação de jogos em uma escola de Ensino Médio Técnico. Constatamos a importância de competências do Design e de seus métodos como suporte ao trabalho dos professores e a necessidade de se assumir uma atitude dialógica nessas experiências.

Palavras-chave: design de jogos, ensino-aprendizagem, multiletramentos, interação, construção de sentidos

Referências

R. M. de L. Araujo e G. Frigotto, “Práticas pedagógicas e ensino integrado”, Revista eduquestão, vol. 52, no 38, p. 61–80, ago. 2015, doi: 10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956.

B. de S. Santos, Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. Vol. 1: A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência, 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

J. Sánchez-Navarro, D. A. Juárez, e S. S. Martínez, “El juego digital e internet como ecosistema lúdico. Jerarquía de medios para el entretenimiento y alfabetizaciones emergentes.”, in Agentes e Vozes: um panorama da mídia-educação no Brasil, Portugal e Espanha. Yearbook 2014., I. Eleá, Org. Taberg, Sweden: The International Clearing house on Children, Youth and Media, 2014.

C. M. Dias, M. S. de Vasconcellos, e J. O. Barreto, “Jogo e Educação: menções e concepções em documentos oficiais”, Proceedings do XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital—SBGames, p. 1104–1107, nov. 2017.

T. L. de A. Machado, “Mantenha o foco! Ajudando adolescentes a manter a concentração em meio a tarefas de pré-produção de games”, in SBC – Proceedings of SBGames 2014, Porto Alegre, RS, 2014, p. 683–686.

D. N. Gomes, G. A. Maciel, L. F. Araújo, e V. F. Martins, “O Aprendizado de Game Design no Ensino Médio Através de Projetos de Jogos de Tabuleiro”, in SBC – Proceedings of SBGames 2014, Porto Alegre, RS, 2014, p. 534–542.

D. N. Gomes, L. Araújo, T. L. A. Machado, A. J. C. B. Filho, e S. de Souza, “Ensino Aprendizagem através do Desenvolvimento de Jogos”, in SBC – Proceedings of SBGames 2015, Teresina – PI, 2015, p. 767–775.

G. Lipovetsky, “Tempo contra tempo, ou a sociedade hipermoderna”, in Os tempos hipermodernos, São Paulo: Barcarolla, 2004, p. 49–104.

P. Freire, Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

L. Bardin, Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

A. I. R. Cortés, “Desenhos, vinhetas e diagramas: ouvindo as narrativas das crianças através da elucidação gráfica”, Revista Pesquisa Qualitativa, vol. 5, no 8, p. 312–326, ago. 2017.

Design Council, “Eleven lessons: managing design in eleven global brands. A study of the design process.”, Design Council, London, Desk research report, 2007. Acessado: nov. 09, 2019. [Online]. Disponível em: https://www.designcouncil.org.uk

E. Zimmerman, “Gaming literacy: Game design as a model for literacy in the twenty-first century”, Intersemiose - revista digital, vol. 4, p. 23–31, dez. 2013.

The New London Group, “A pedagogy of Multiliteracies designing social futures”, in Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures, B. Cope e M. Kalantzis, Orgs. London; New York: Routledge, 2000. Acessado: dez. 15, 2016. [Online]. Disponível em: http://public.eblib.com/choice/publicfullrecord.aspx?p=241994

D. L. P. de Barros, “Contribuições de Bakhtin às teorias do texto e do discurso”, in Dialogos com Bakhtin, 4. ed., C. A. Faraco, C. Tezza, G. de Castro, e B. Alvim, Orgs. Curitiba: Ed. da UFPR, 2007.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DIAS, Cynthia Macedo; FARBIARZ, Jackeline Lima. Jogo é para o que se move: Design como favorecedor da construção de espaços colaborativos e dialógicos de ensino-aprendizagem por meio da criação e adaptação de jogos analógicos. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES – DOUTORADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1009-1012. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19748.