Promoção da Autonomia dos Atores no Processo de Criação de Jogos Digitais Educacionais

Resumo


O processo de desenvolvimento de jogos digitais educacionais apresenta diversos desafios. A autoria é um deles, intensificada pela infinidade de domínios de aplicação e no consumo de tempo para programar e disponibilizar cada novo jogo. Dessa forma, existe uma lacuna entre o processo criativo dos jogos digitais educacionais e seu desenvolvimento, causando uma ruptura de escala entre a necessidade da criação desses artefatos para fins específicos e seu efetivo uso. Assim, este trabalho discute o desafio de criar arquiteturas e ecossistemas de software para proporcionar uma maior autonomia na construção de jogos digitais educacionais por diferentes atores, mantendo características de softwares educacionais e, ainda, para permitir o acompanhamento do processo de aprendizagem. Para isso, o artigo discute este desafio do ponto de vista dos professores, estudantes e gestores, e seus diferentes papéis nesse contexto.

Palavras-chave: jogos digitais educacionais, autoria, processo criativo, autonomia

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Publicado
18/10/2021
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ARAÚJO, Rafael D.; GASPARINI, Isabela. Promoção da Autonomia dos Atores no Processo de Criação de Jogos Digitais Educacionais. In: WORKSHOP GRANDGAMESBR - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1041-1044. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19756.