A Percepção dos Usuários sobre a Representatividade de Gênero no jogo Overwatch

  • Letícia Ayumi Souza Salzedas Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO)
  • Luiz Antonio Lourencetti Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) https://orcid.org/0000-0002-8865-0619

Resumo


A discussão sobre a igualdade e representatividade de gênero tem sido tema recorrente no contexto contemporâneo em diversos âmbitos da sociedade. Apesar dos avanços, nos jogos digitais esse tema ainda encontra lacunas a serem exploradas, sobretudo na construção dos jogos digitais, seus enredos e personagens. Na construção dos games são depositadas projeções e crenças, trazendo padrões socialmente construídos para dentro deles. Porém, não incomum, os jogos acabam representando os personagens de maneira estereotipada e caricata. Para contribuir com essa discussão, este estudo foi desenvolvido tendo como objetivo analisar a percepção dos usuários do jogo Overwatch sobre a representatividade de gênero apresentada pelos personagens do jogo. Considerando isso, a pesquisa fez uso de metodologia de abordagem quantitativa e natureza exploratória, a partir da aplicação de questionários online com 200 jogadores do jogo Overwatch. O instrumento envolveu questões que objetivavam levantar características sociodemográficas dos participantes, bem como identificar aspectos relacionados a percepção sobre a representatividade de gênero dentre os personagens do jogo. Dentre os principais resultados, observou-se que existe uma representação feminina com base em padrões heteronormativos, que os jogadores conseguem perceber a diversidade de corpos e personalidades dentro do jogo, a importância da representatividade e que a construção adequada dos personagens pode servir como forma de diminuição de preconceitos e estereótipos acerca desses grupos. Diante dos dados do estudo, é possível concluir que é necessária a ampliação da discussão sobre a representação de gênero nos jogos digitais, bem como a importância de que estes apresentem personagens com maior veracidade de características, sem a generalização, abrangendo e reconhecendo as diferenças sociais.

Palavras-chave: representatividade de gênero, representatividade social, Overwatch, jogos digitais

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Publicado
18/10/2021
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SALZEDAS, Letícia Ayumi Souza; LOURENCETTI, Luiz Antonio. A Percepção dos Usuários sobre a Representatividade de Gênero no jogo Overwatch. In: WORKSHOP DE JOGOS DIVERSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1045-1048. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19757.