FonoConnect - Auxiliar o tratamento de crianças com distúrbios articulatórios através de Jogo Digital

  • Marcelo da Silveira Siedler UFPEL
  • Rafael Cunha Cardoso IFSUL
  • Tatiana Aires Tavares UFPEL

Resumo


Este artigo descreve o processo de modelagem, desenvolvimento e validação do FonoConnect, um jogo digital voltado ao tratamento de crianças com distúrbios articulatórios. A solução Utiliza técnicas de reconhecimento de voz associada aos preceitos de Serious Game. O jogo visa estimular a pratica da pronuncia de palavras por meio de um ambiente lúdico, possibilitando ao usuário a realização dessas atividades sem a intermediação direta de professores, pais ou responsáveis. O jogo desenvolvido foi validado junto ao público alvo do projeto, apresentando as contribuições e melhorias desenvolvidas a partir dos resultados obtidos.

Palavras-chave: Serious Games, Distúrbio Articulatório, Criança, Pronúncia

Referências

M. Petter, “Linguagem, língua, linguística,” Introdução à linguística, vol. 6, pp. 11–24, 2002.

M. de Faria TRIGO, “Sobre os distúrbios articulatórios: A heterogeneidade em questão na clínica de linguagem.”

M. P. SILVESTRE, “Desenvolvimento de um sistema de apoio ao tratamento de pacientes com desvios fonológicos para plataforma android,” 2015.

A. Wiener and A. de Campos, “Colligo app: gamificação em sala de aula,” in Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, vol. 7, no. 1, 2018, p. 272.

A. Bardini, P. Hubler, H. Dezazeri, S. de Castro Bertagnolli, P. Rodrigues, L. Lopes, I. Almeida, and V. S. Bertoncello, “Aplicativo lúdico-pedagógico para ensino de programação e robótica educacional,” in Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, vol. 6, no. 1, 2017, p. 222.

D. Dermeval and I. I. Bittencourt, “Authoring gamified intelligent tutoring systems,” in Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, vol. 6, no. 1, 2017, p. 14.

A. vivência de Camila, “Aplicativo com exercícios de fonoaudiologia para criança com deficiência auditiva.”

A.Sousa, L.Machado, and A.Valença, “Terapia Para Fonoaudiologia Utilizando jogos computacionais,” in Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2010), Porto de Galinhas, Brazil, 2010.

T. de Souza Araújo and M. Ribeiro Filho, “Design e avaliação de um jogo sério voltado para reabilitação de membros superiores e inferiores.”.

R. C. Cardoso, V. K. da Costa, A. S. Rodrigues, T. A. Tavares, K. F. Xavier, J. A. Peroba, J. Peglow, and C. Quadros, “Doce labirinto: Experiência de jogo utilizando interação baseada em movimentos da cabeça e recursos tangíveis,” XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, pp. 563–572, 2016.

L.S.Machado,R.M.Moraes,andF.Nunes,“Serious games para saúde e treinamento imersivo,” Abordagens práticas de realidade virtual e aumentada, vol. 1, pp. 31–60, 2009.

K. Johnsen, A. Raij, A. Stevens, D. S. Lind, and B. Lok, “The validity of a virtual human experience for interpersonal skills education,” in Proceedings of the SIGCHI conference on Human factors in computing systems, 2007, pp. 1049–1058.
Publicado
18/10/2021
SIEDLER, Marcelo da Silveira; CARDOSO, Rafael Cunha; TAVARES, Tatiana Aires. FonoConnect - Auxiliar o tratamento de crianças com distúrbios articulatórios através de Jogo Digital. In: WORKSHOP DE JOGOS DIVERSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1049-1052. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19758.