No.Voice
Resumo
Este short paper tem o objetivo de apresentar o jogo não digital No.Voice. Desenvolvido durante uma Game JAM com tema Acessibilidade, foi o resultado de uma das atividades da Semana Aracaju Acessível de 2018. Nele os jogadores precisam encenar um diálogo sem emitir sons, usando gestos e expressões faciais, para que suas equipes identifiquem objeto, lugar, emoção e assunto descritos nas fichas. Além do entretenimento, o jogo pode ser usado para desenvolver habilidades relacionados à comunicação para pessoas com deficiência auditiva, transtorno do espectro do autismo, transtornos de linguagem e pessoas sem deficiência ou com desenvolvimento neurológico típico.
Referências
L. Borges, Aprendizagem na Diversidade, Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2017.
M. Barreto e R. Barreto, Escrita de Sinais sem Mistério, Salvador: Libras Escrita, 2015.
M.S. Georgen, "Sobre o Diagnóstico em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): considerações introdutórias à temática", in Autismo, Educação e Transdisciplinaridade, C. Schimidt, Campinas: Papirus, 2013, pp. 29-41.
R.C.D.C. Neris, "Edu no Planeta das Galinhas: o processo de construção de um game sobre educação financeira", in Ludicidade, Jogos digitais e Gamificação na Aprendizagem, L. Meira e P. Blikstein, Porto Alegre: Penso, 2020, pp. 171-176.