No.Voice

  • Danilo Lemos Batista Instituto Federal de Sergipe (IFS)

Resumo


Este short paper tem o objetivo de apresentar o jogo não digital No.Voice. Desenvolvido durante uma Game JAM com tema Acessibilidade, foi o resultado de uma das atividades da Semana Aracaju Acessível de 2018. Nele os jogadores precisam encenar um diálogo sem emitir sons, usando gestos e expressões faciais, para que suas equipes identifiquem objeto, lugar, emoção e assunto descritos nas fichas. Além do entretenimento, o jogo pode ser usado para desenvolver habilidades relacionados à comunicação para pessoas com deficiência auditiva, transtorno do espectro do autismo, transtornos de linguagem e pessoas sem deficiência ou com desenvolvimento neurológico típico.

Palavras-chave: comunicação, jogo não digital, deficiência auditiva, transtornos, pessoas sem deficiência

Referências

Brasil, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)., Distrito Federal, 2015.

L. Borges, Aprendizagem na Diversidade, Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2017.

M. Barreto e R. Barreto, Escrita de Sinais sem Mistério, Salvador: Libras Escrita, 2015.

M.S. Georgen, "Sobre o Diagnóstico em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): considerações introdutórias à temática", in Autismo, Educação e Transdisciplinaridade, C. Schimidt, Campinas: Papirus, 2013, pp. 29-41.

R.C.D.C. Neris, "Edu no Planeta das Galinhas: o processo de construção de um game sobre educação financeira", in Ludicidade, Jogos digitais e Gamificação na Aprendizagem, L. Meira e P. Blikstein, Porto Alegre: Penso, 2020, pp. 171-176.
Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BATISTA, Danilo Lemos. No.Voice. In: WORKSHOP DE JOGOS DIVERSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1061-1064. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.19761.