Panorama e perspectivas sobre a formação profissional na graduação para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais
Resumo
A formação de profissionais para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais ocorre em diversos formatos e níveis, como os cursos livres, técnicos de nível médio e graduações. Com esse trabalho objetivou-se apresentar informações a respeito dos cursos de graduação oferecidos no Brasil, desde sua caracterização, dados quantitativos de ofertas e cursos, além das instituições que os oferecem e onde são oferecidos, além de informações sobre crescimento e avaliações realizadas pelo MEC, finalizando com reflexões e perspectivas a partir do cenário apresentado e dando indicações de futuras pesquisas que possam contribuir para uma maior compreensão dos cursos de graduação em suas especificidades e de seu papel na formação de profissionais para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais.
Referências
L. O. Sakuda and I. Fortim, "II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais", Brasília: Ministério da Cultura, 2018. [Online]. Available: [link].
ITAMARATY, "Denominações das Instituições de Ensino Superior (IES)", Brasília: Ministério das Relações Exteriores, s.d. [Online]. Available: http://www.dce.mre.gov.br/nomenclatura_cursos.html (accessed Jul. 13, 2021).
MEC, "Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior", Brasília: Ministério da Educação, 2021. [Online]. Available: http://emec.mec.gov.br (accesssed Jul. 10, 2021).
SBGAMES, "GameArt: I Workshop Brasileiro de Artes e Design em Jogos de Computador e Entretenimento Digital", Curitiba, PR, Brasil, Oct. 20-21, 2004. [Online]. Available: http://sbgames.usuarios.rdc.puc-rio.br/04/ (accesssed Jul. 21, 2021).
SBGAMES, "SBGames 2005 - Simpósio Brasileiro de Jogos para Computador e Entretenimento Digital", São Paulo, SP, Brasil, Nov. 23-25, 2005. [Online]. Available: http://www.lsi.usp.br/interativos/sb/home/home.html (accesssed Jul. 21, 2021).
L. P. Silva and A. L. M. Santos, "Desenvolvimento de Jogos: Uma Análise Crítica do Ensino", Proc. V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2006), Recife, PE, Brasil, Nov. 8-10, 2006. [Online]. Available: [link] (accessed Jul. 21, 2021).
L. N. M. Bezerra, L. Silva, I. F. Silveira, T. H. Kuma and C. F. de Araújo Jr, "Desenvolvimento de Jogos: Uma Análise Crítica do Ensino", Proc. V Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames 2006), Recife, PE, Brasil, Nov. 8-10, 2006. [Online]. Available: [link] (accessed Jul. 21, 2021).
SBGAMES, "SBGames 2008", Belo Horizonte, MG, Brasil, Nov. 10-12, 2008. [Online]. Available: https://www.sbgames.org/sbgames08/ (accesssed Jul. 21, 2021).
V. G. de Mendonça et al, "Interdisciplinary Project for Teaching Digital Games by Logic Board Games", Proc. X Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento DIgital (SBGames 2011), Salvador, BA, Brasil, Nov. 7-9, 2011. [Online]. Available: [link]. (accessed Jul. 21, 2021).
A. H. P. de Carvalho, "Uma proposta de currículo para o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais", Proc. XVIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2019), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Oct. 28-31, 2019, pp. 1332-1339. [Online]. Available: [link] (accessed Jul. 21, 2021).
A. H. P. de Carvalho. "Panorama geral da oferta da graduação no Brasil". Fórum de Ensino de Jogos Digitais do SBGames 2020, Recife, PE, Brasil, Nov. 7-10, 2020. Available: https://www.youtube.com/watch?v=vvwtvuQ4tE8 (accesssed Jul. 18, 2021).
INEP, "Sinopse Estatística da Educação Superior 2019", Brasília, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. [Online] Available: [link]. (accesssed Jul. 13, 2021).
MEC, "Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)", Brasília: Ministério da Educação, 2018. [Online]. Available: http://portal.mec.gov.br/sinaes (accesssed Jul. 13, 2021).
INEP, "Conceito Preliminar de Curso (CPC)", Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. [Online] Available: [link]. (accesssed Jul. 13, 2021).
INEP, "Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)", Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. [Online] Available: [link]. (accesssed Jul. 13, 2021).
INEP, "Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a distância - Autorização", Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017. [Online] Available: [link]. (accesssed Jul. 13, 2021).
MEC, "PORTARIA Nº 796, DE 2 DE OUTUBRO DE 2020 ", Brasília: Ministério da Educação, 2020. [Online]. Available: [link]. (accesssed Jul. 13, 2021).