Indie Games BR: estado da arte das pesquisas sobre jogos independentes no Brasil

  • Daniel Teixeira Prieto Universidade Anhembi Morumbi
  • Sérgio Nesteriuk Universidade Anhembi Morumbi

Resumo


Este artigo realiza uma revisão bibliográfica da literatura acadêmica brasileira que tenha como objeto de estudo os jogos independentes (indie games). A partir do trabalho de Parker (2013), é proposta uma categorização dos textos, enquadrando-os nas trilhas de estudo propostas pelos autores, e que permitem estabelecer o estado da arte deste tema no país.

Palavras-chave: Indie Game Studies, Jogos independentes, Indie Games

Referências

F. Agnelli, "Identidade Nacional em Games Brasileiros". 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2019.

F. Alencar, "Pixel Art & Low Poly: Catalisação Criativa E A Poética Da Nostalgia". 2017. 203 f. Dissertação (Mestrado) Pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. 2017.

C. Alves, "A Contracultura da Década de 60 e a Cena Indie de Jogos Digitais". Blucher Design Proceedings, v.9, n.2, 2016.

C. Alves, "Cultura Independente: Conceitos E Práticas Dos Jogos Digitais Indies." 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós- Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2016.

M. Bem, "Zinni's Quest." 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) - Curso de Design Gráfico, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2015.

A. Cabrera, "Sobre Jogos e Não Jogos: Um Estudo sobre curadoria de jogos digitais experimentais." 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Artes Visuais, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016

E. Caramello, "As humanidades invadem as exatas: mudança nas temáticas dos indie games brasileiros e sua relação com os perfis profissionais na economia criativa." 2019. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, setembro 2019a.

E. Caramello, "Vida Extra: Vivendo e aprendendo na indústria brasileira de games." 2019. 231 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós- Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2019b.

V. Castro, "Indie Games: a atuação dos independentes no design de videogames." 2015. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2015.

C. Chagas, "Processo Criativo, Planejamento De Produto E Design De Jogos No Diário De Desenvolvimento De "Lux Ex", Um Jogo Digital Independente." 2018. 83 f. Exame de Qualificação (Mestrado Profissional) - Curso de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2018.

C. Chaves & A. Vargas. "Gamearte: Uma linguagem poética." 2016. DAPesquisa, v.11, n.16, , agosto 2016, p. 40-52.

T. Cruz, "Gestão De Design E Desenvolvimento De Jogos Eletrônicos: Um Estudo De Caso Das Empresas Da Grande Florianópolis." 2013. 277 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

C. Farage, "Projeto Bring - Um redesenho do coletivo brasiliense de jogos indie." 2019. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso. Design na Universidade de Brasília. 2019.

E. Ferreira, "Diz-me com quem andas e direi o quão "índie' és: relações entre gênero e mercado no cenário dos videogames independentes." 2014. Congresso Internacional de Comunicação e Consumo, outubro 2014.

E. Ferreira, "Indie Games: por uma investigação das potências de afecção dos jogos eletrônicos." 2013. 163 f. Tese (Doutorado) - Curso de Comunicação e Cultura, Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

A. Fleury, D. Nakano e J. Cordeiro, "Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais." São Paulo: BNDES, 2014.

P. Garone e A. Poubel, "Design, ludismo e educação: o desenvolvimento de um jogo sobre história da escravidão dos africanos no Brasil." 2014. Blucher Design Proceedings, v.1, n.2, maio de 2014.

J. Gomes e A. Silva, "Produtores INDIE: os argumentos que constituem os diferentes discursos acerca dos produtores de jogos independentes." 2020, Vianna Sapiens, v.11, n.1, Juiz de Fora, Junho 2020.

J. Gomes "A ação empreendedora dos produtores de jogos independentes: a atuação dos produtores indie no processo criativo da produção do game." 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife 2018.

L. Goulart, "Jogos Vivos Para Pessoas Vivas: Composições Queer-Contrapúblicas Nas Culturas De Jogo Digital." 2017. 259 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

P. Grabarczyk e M. Garda, "Is Every Indie Game Independent? Towards the Concept of Independent Game." Game Studies: the international journal of computer game research, [S.I.], v. 16, n. 1, p. 1-1, out. 2016. Disponível em: <http://gamestudies.org/1601/articles/gardagrabarczyk>. Acesso em: 10 fev. 2021.

D. Hall, "A Evolução E O Impacto Dos Indie Games: Uma analise sobre No Man's Sky." 2017. 165 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Imagem e Som, Universidade Federal de São Carlos, 2017.

D. Hall. "Indie Games: O movimento independente dos jogos eletrônicos; suas inovações técnicas e narrativas e seu sucesso no mercado de games." 2015. CINEMÍDIA: Encontro Internacional do Grupo de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais. 2015.

P. Jucá, "Um Processo Ágil Multidisciplinar de Desenvolvimento de Jogos para Estúdios Independentes." 2017. XVI SBGames, Novembro, 2017.

J. Juul, "High-tech Low-tech Authenticity: The Creation of Independent Style at the Independent Games Festival. International" Conference On The Foundations Of Digital Games, Copenhagen, v. 9, n. 1, p. 1-11, abr. 2014. Royal Danish Academy of Fine Arts - The School of Design. Disponível em: <https://www.jesperjuul.net/text/independentstyle/independentstyle.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2021.

D. Lemes, "Games Independentes: Fundamentos metodológicos para criação planejamento e desenvolvimento de jogos digitais." 2009. 161f. Dissertação (Mestrado) Curso de Tecnologias da Inteligências e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

G. Linzmayer, "O Papel da Iniciativa Pública na Produção Nacional de Games." 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Imagem e Som, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.

N. Lipkin, "Examining Indie's Independence: The Meaning of "Indie" Games, the Politics of Production, and Mainstream Co-potation." 2013. Loading"... The Journal of the Canadian Game Studies Association Vol 7(11): 8-24 Rutgers University, 2013.

A. Luz, "Vídeo Games: História, Linguagem e Expressão Gráfica. Do nascimento à consolidação do videogame como linguagem." São Paulo, Brasil. Blucher, 2010.

L. Margadona e W. Yonezawa, "Introdução aos jogos digitais independentes: conceitos & desafios." 2014. III Congresso Ergotrip Design. 2014.

R. Marques, "Games e Arte: Processos em games alternativos." 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 2019.

L. Melo, "Vai além do desafio! Compreendendo as motivações para participar e colaborar em game jams." 2020. 167 f. Tese (Doutorado) - Pós-Graduação em Sistemas e Computação do Departamento de Informática e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2020.

F. Miyazaki, "Modelos de Negócios para a Indústria Brasileira de Jogos Digitais Independentes." Digital games and learning 2. 2019.

E. Nascimento et al. "Aspectos Gerais dos Indie Games." 2014. NAMID/UFPB. v. X, n. 8, Agosto 2014.

S. Nesteriuk, "Indie games como paradigma da indústria criativa: perspectivas e possibilidades comunicacionais. "2015. Organicom. v.12, n.23, 2015, p.124-137.

F. Parker, "Indie Game Studies Year Eleven." 2013. 13f. Proceedings of DiGRA 2013: DeFragging Game Studies. York University, Toronto, Ontario, Canada, 2013.

B. Paula e H. Hidelbrand, "Potencial Expressio nos Jogos Indie e Gamearte: Análise dos jogos Flower e Journey". 2013.

L. Pereira, "A independência dos jogos: um estudo sobre a percepção do jogador brasileiro." XVII SBGames. Novembro, 2018.

L. Rocha, "A indústria criativa de games no Brasil." 2015. 62 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Economia, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Araraquara, 2015.

R. Santos e B. Xavier, "Ecossistemas de Software e Jogos Digitais: Um modelo de Negócio para os Estúdios Independentes Brasileiros." 2019.

R. Santos, D. Viana e B. Xavier, "Modelagem de Negócio para Estúdios Independentes nos Ecossistemas de Software de Jogos Digitais." 2020. XIX SBGames. Novembro, 2020.

S. Sena e R. Souza, "Conhecimento de Sintaxe Visual aplicado ao Design de Jogos Digitais Independentes." 2016. Design & Tecnologia 11. 2016.

R. Silveira, "Potencial Empático Visual em Personagens Pixel Art: um Referencial de Design para Jogos Digitais." 2017. 166 f. Dissertação (Mestrado) Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco. 2017

A. Vaz, "Modelos Inovadores na Indústria Criativa de Indie Games: Uma análise do modelo organizacional da Indie House Brasília" 2017. 79 f. Monografia (Bacharelado) - Curso de Comunicação Social, Universidade de Brasília. Brasília, 2017.

L. Vieira, "Games Independentes: Plataformas de inovação das novas mídias no contexto da economia criativa." 2015. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho", 2015.

A. Witt, "Arte E Entretenimento Crítico." 2018. 180 f. Tese (Doutorado) - Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília. 2018.

A. Witt, "Gamearte: Subversão e Diversão na Arte Contemporânea." 112f. Dissertação (Mestrado) Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

G. Xavier, "A Experiência Gamerama: Metodologia e design de jogos eletrônicos para futuros produtores nacionais." 2013. 264 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

G. Xavier, "Considerações circunstanciais sobre a criação e desenvolvimento independentes de jogos eletrônicos no Brasil: Conforme pesquisas e resultado da vivência com um estudo de caso." 2014.

P. Zambon, "As vantagens de ser independente: inovação e criatividade na indústria brasileira de jogos digitais e suas influências no processo produtivo." Revista Metamorfose, [S.I.], v. 2, n. 1, maio 2017, p. 276-295.

P. Zambon, "Entrando Na Partida: A Formulação De Políticas De Comunicacão E Cultura Para Jogos Digitais No Brasil Entre 2003 E 2014." 2015. 212 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Comunicação, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2015.

P. Zambon, "Hubs criativos no desenvolvimento da Indústria de Jogos Digitais." 2020. 262 f. - Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". 2020.

E. Zimmerman, "Do Independent Games Exist?" In Game On: History and Culture of Videogames, L. King (Ed.). Laurence King Publishing, London, 2002, p. 120-129.
Publicado
18/10/2021
PRIETO, Daniel Teixeira; NESTERIUK, Sérgio. Indie Games BR: estado da arte das pesquisas sobre jogos independentes no Brasil. In: TRILHA DE INDÚSTRIA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 745-754. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.21510.