A contribuição de jogos para o ensino, uma análise de melhores técnicas para elicitação de requisitos

  • Vitor Yudi Garcia Kawahara Universidade Federal de Jataí
  • Gabriel Ferreira Carrijo Universidade Federal de Jataí
  • Ana Carolina Gondim Inocêncio Universidade Federal de Jataí
  • Marcos Wagner de Souza Ribeiro Universidade Federal de Jataí

Resumo


Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre as principais técnicas de elicitação de requisitos para o desenvolvimento de jogos educacionais, com enfoque na contribuição desta ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem. A RSL possibilitou o mapeamento e o conhecimento do estado atual dos estudos correlatos. A partir de 723 trabalhos iniciais, foi selecionado um conjunto que permitiu ter representatividade e definir uma taxonomia explícita para análise de outros trabalhos e definição de uma contribuição ao método. A partir desta análise, como resultado, tendo os Jogos Educacionais Digitais como foco, verificou-se que há falta de elicitação de requisitos relacionado ao perfil de nativos digitais e falta de investimento para o desenvolvimento deste tipo de jogo.

Palavras-chave: Elicitação de requisitos, jogos educacionais digitais, nativos digitais, ensino aprendizagem

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Publicado
18/10/2021
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KAWAHARA, Vitor Yudi Garcia; CARRIJO, Gabriel Ferreira; INOCÊNCIO, Ana Carolina Gondim; RIBEIRO, Marcos Wagner de Souza. A contribuição de jogos para o ensino, uma análise de melhores técnicas para elicitação de requisitos. In: TRILHA DE INDÚSTRIA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 20. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 763-771. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2021.21512.