A Narrativa nos Videogames e a Experiência de Jogo em Tomb Raider (2013)

  • Henrique Rodrigues Pereira Menezes UFG

Resumo


A partir do jogo Tomb Raider (2013) iniciamos uma pesquisa sobre o que seriam as narrativas nos jogos eletrônicos, e como podemos entender os jogos como narrativas sem perder de vista sua característica intrínseca: a interatividade. Este artigo é uma reflexão sobre os conceitos de narrativa e gameplay e como estes se fundem para a proposição de uma experiência que se dá no ato de jogar. O presente artigo é resultado de uma pesquisa de revisão bibliográfica e tem como objetivo refletir sobre as especificidades da narrativa nos videogames, sob a ótica do sujeito “jogador” e sobre algumas contradições presentes em jogo que contrapõe os desafios de jogo e a narrativa construída neles.

Palavras-chave: narrativa, videogames, narratologia, interatividade

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Publicado
24/10/2022
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MENEZES, Henrique Rodrigues Pereira. A Narrativa nos Videogames e a Experiência de Jogo em Tomb Raider (2013). In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.224916.