Tendências e Pesquisas em Gerenciamento de Projetos de Jogos Digitais: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
Contexto. A indústria criativa está em alta e crescendo em grande escala. Nesse sentido, e essencial melhorar o ciclo de vida de desenvolvimento de jogos com base nas melhores práticas de gerenciamento de projetos (GP) de jogos digitais para alcançar um projeto de sucesso na Tríplice Restrição (custos, tempo e escopo). Objetivo. A meta e fornecer uma referência empírica para profissionais e pesquisadores que buscam gerenciar projetos de jogos, identificando os principais métodos, processos e metodologias adotadas. Método. Realizamos uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) começando com 6.658 estudos. Após o processo de seleção, extraímos dados de 65 estudos primários. Resultado. Encontramos artigos de 2010 a 2021. Identificamos dez grupos de artefatos, onde os mais citados foram 34,1% modelo e 31,7% processo. A maioria dos autores são do Brasil e da Indonésia. Conclusão. Concluímos que nossos achados apontaram que nem todos os projetos de jogos adotam práticas de GP, principalmente equipes de jogos indie.
Palavras-chave:
Gerenciamento de Projetos, Jogos Digitais, Engenharia de Software, RSL, Revisão Sistemática de Literatura
Referências
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Publicado
24/10/2022
Como Citar
PIEVA, Lucas; BERNARDINO, Maicon.
Tendências e Pesquisas em Gerenciamento de Projetos de Jogos Digitais: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 11-20.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225341.