Design de Jogo e Experiência de Fluxo: Reflexão e Desafios na Perspectiva da Teoria do Fluxo
Resumo
A Teoria do Fluxo aponta fluxo como um estado psicológico de experiência ótima, elevada concentração e satisfação, decorrente de uma atividade desafiadora e orientada a objetivos. Neste trabalho, é conduzida uma reflexão de diferentes aspectos, elementos e desafios de game design sob a ótica da Teoria do Fluxo, trazendo temas relevantes para proporcionar uma ótima experiência de jogo.
Palavras-chave:
experiência ótima, jogos de console, dimensões do fluxo
Referências
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Nakamura, J. e Csikszentmihalyi, M. (2014) “The Concept of Flow.” In: “Flow and the Foundations of Positive Psychology”, Springer, p. 239-263.
Publicado
24/10/2022
Como Citar
MARQUES, Fábio Phillip Rocha; MIRANDA, Leonardo Cunha de.
Design de Jogo e Experiência de Fluxo: Reflexão e Desafios na Perspectiva da Teoria do Fluxo. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 41-50.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225457.