Jogos para Reflexão sobre Corrupção: Uma Abordagem Baseada no Framework Design, Play and Experience
Resumo
Ao redor do mundo a corrupção afeta diversas camadas da sociedade, sendo considerado um fenômeno ligado as desigualdades e precariedade de serviços públicos. Neste cenário em que a população é a maior vítima, surge a ideia de utilizar os jogos sérios como ferramentas de apoio na conscientização da população, visando fortalecer a figura do cidadão como fiscal do Estado. Buscando soluções para concepção de jogos voltados à aprendizagem e reflexão sobre corrupção, o artigo propõe uma adaptação ao do framework Design Play and Experience realizada através do alinhamento com o processo de reflexão e direcionado pelo mapeamento de objetivos de aprendizagem da Taxonomia de Bloom. Neste trabalho e demonstrada a concepção de um jogo usando esta proposta e sua avaliação por meio de um estudo quasi-experimental. Como resultados, foi possível observar evidências de que as dimensões de design do jogo pensadas levaram ao jogador ao inconformismo, e, assim, ao processo de reflexão sobre as situações apresentadas no jogo.
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