Esfera Interativa: Design de Um Novo Controle para Jogos Digitais

  • Paulo L. S. Brizolara UFRN
  • Leonardo Cunha de Miranda UFRN
  • Bruna Camila de Menezes UFRN

Resumo


O controle, em jogos digitais, e o meio através do qual o jogador pode interagir com o mundo virtual do jogo. Dessa forma, controles não convencionais podem modificar toda a experiencia do jogador e servir como uma ferramenta para investigar novas formas de interação. Neste contexto, este artigo apresenta o projeto e o processo de desenvolvimento da Esfera Interativa, um controle esférico para jogos digitais que abstrai o formato e o processo de interação por trás dos controles tradicionais, combinando a interação através do pressionar de regiões da esfera com a interação gestual. Com isso, este trabalho pode contribuir para explorar novas formas de interação com jogos digitais, e inspirar o desenvolvimento de outros controles, que incorporem os métodos, técnicas e tecnologias empregadas neste trabalho.

Palavras-chave: artefato, dispositivo de interação, Semiótica Organizacional

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Publicado
24/10/2022
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BRIZOLARA, Paulo L. S.; MIRANDA, Leonardo Cunha de; MENEZES, Bruna Camila de. Esfera Interativa: Design de Um Novo Controle para Jogos Digitais. In: TRILHA DE ARTES & DESIGN – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 168-177. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226059.