Narrativas e Representatividade nos Jogos Digitais

  • Silvia Silva FATEC
  • Cleberson Forte Mackenzie

Resumo


No início, os videogames eram resumidos em simples simulações de esportes ou atividades fantásticas. Com o desenvolvimento tecnológico, o jogo passa a ser empregado como um novo espaço para se contar histórias. As narrativas ali apresentadas, que empregam os paradigmas de mídias predecessoras, passam a apresentar discursos complexos, balizados, normalmente, pelos desejos do desenvolvedor ou do mercado consumidor. Neste artigo, investigamos quais são os discursos predominantes nas narrativas dos jogos consumidos por um grupo de estudantes universitários e produtores iniciantes de jogos digitais. Mais especificamente, pretendemos perceber se este público se vê representando, quanto às diferentes etnias e gêneros. Como resultado, notamos pouca pluralidade de representações que rompam com o senso comum.

Palavras-chave: Jogos Digitais, Representatividade, Narrativa

Referências

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Publicado
24/10/2022
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SILVA, Silvia; FORTE, Cleberson. Narrativas e Representatividade nos Jogos Digitais. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 380-387. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225443.