A produção de fangames: um estudo de Half-Life e Black Mesa

  • Vinícius Baltar Pires CESAR School
  • Nilson Valdevino Soares CESAR School

Resumo


Este trabalho realiza um estudo sobre Black Mesa, remake do jogo Half-Life desenvolvido independentemente por fãs da franquia e desenvolvedores amadores. Exploramos o desenvolvimento de Black Mesa, suas principais características e as mudanças que implementa ao reinterpretar Half-Life. Utilizamos como metodologia a game analysis, que consiste em três principais etapas: a experimentação direta do jogo pelo pesquisador, a observação da experiência de jogo de outros jogadores e a leitura e análise dos relatos dos desenvolvedores do jogo analisado. Interessa-nos, neste trabalho, identificar as distinções entre fangame e um jogo tradicional desenvolvido profissionalmente, dentro do cenário dos jogos digitais.

Palavras-chave: fangames, half-life, game studies

Referências

Aarseth, E. (2003) “Playing Research: Methodological approaches to game analysis. [link].

Ahoy. (2014) “RetroAhoy: Half-Life. https://www.youtube.com/watch?v=bp5vOgz8vy.

Dale, B. (2020) “Meet the Devs: Brian Dale. https://store.steampowered.com/news/app/362890/view/445908027859353728.

Kelly, A. (2020) “Half-Life remake Black Mesa is a success story that could only have happened on PC. [link].

Kelly, A. (2020) “The story of Black Mesa, the Half-Life remake over a decade in the making. https://www.pcgamer.com/the-story-of-half-life-remake-black-mes.

Nielsen, J. (2020) “Meet the Devs: Joel Nielsen. https://store.steampowered.com/news/app/362890/view/288619991407655554.

Noclip-Video Game Documentaries. (2018) “Unforeseen Consequences: A Half-Life Documentary. https://www.youtube.com/watch?v=BQLEW1c-69.

Petry, A [et. al]. (2013) “Parameters strategies and techniques of game analysis.“, In Cibertextualidades, n.8, Brasil, p. 119-138, https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6013/1/ciber8_10.pdf.

Rose, S. (2020) “Meet the Devs: Spencer Rose. https://store.steampowered.com/news/app/362890/view/445908027859342471.

Schmidt, L. (2022) “Pesquisa Game Brasil revela o perfil do gamer brasileiro.” In Adrenaline, 24 Sun May 01 2022 04:00:00 GMT-0300 (Horário Padrão de Brasília. [link].

Soares, N. (2017) “Jogos Evocativos: o conceito de objeto evocativo de Turkle e os jogos digitais”, Metagame: panorama dos game studies no Brasil, T. Falcão e D. Marques, Brasil, p. 151-162, [link].

Soares, N. (2019) “Os jogos e o fazer: a produção de conteúdo pelas comunidades de jogadores e suas motivações. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2213.

Triforce, L. (2019) “Half-Life Retrospective. https://www.youtube.com/watch?v=MwgcK2rX7S.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
PIRES, Vinícius Baltar; SOARES, Nilson Valdevino. A produção de fangames: um estudo de Half-Life e Black Mesa. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 398-407. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225648.