Perfis de gamers pagantes com alta concordância aos valores de Schwartz em jogos de entretenimento
Resumo
O Brasil apresenta, além de um mercado de jogos eletrônicos de entretenimento significativo e sedimentado, uma cultura de jogos consolidada. Assim, a pesquisa objetivou examinar os perfis de jogadores pagantes que indicaram alta concordância com os valores pessoais básicos de Schwartz para nortear os desenvolvedores de jogos locais. Para tal, foi elaborado um questionário, contendo informações básicas, preferências em jogos, formas de gastar com jogos e as variáveis consideradas relevantes por jogadores que expressam os valores de Schwartz, para avaliar o perfil daqueles que indicaram alta concordância com esses valores. O estudo verificou que o grupo que mais gastou valores com jogos nos últimos 6 meses e tem renda mensal mais elevada, em sua maioria, julgou relevante a variável “Ter contato com outras pessoas” nos games, enquanto aqueles que julgaram relevante a variável “Compromisso” são os detentores da faixa etária maior.
Referências
GRANJO, M.; PEIXOTO, F. Contributo para o estudo da Escala de Valores Humanos de Schwartz em professores. Laboratório de Psicologia, v. 11, n.1, p. 3-17, 2013.
ROSA, R. DE O.; CID, T. P. D.; ROLÃO, K. P.; LUCCI, P. A. A. DE B. S. Análise do perfil de consumo entre estudantes de ensino superior: comportamento do jovem consumidor de jogos. Revista de Tecnologia Aplicada (RTA), v.7, n.2, p.57-70, 2018.
SCHWARTZ, S. H. An Overview of the Schwartz Theory of Basic Values. Online Readings in Psychology and Culture, 2, 1, 2012.
SCHWARTZ, S. H. A proposal for measuring value orientations across nations. Questionnaire Development Package of the European Social Survey. Chapter 7, pp. 259-319, 2003.
SIOUX GROUP. Pesquisa Game Brasil 2021-8ª Edição. 2021, https://www.pesquisagamebrasil.com.br/pt/ebooks/, Abril de 2021.