Design de Personagem e Construção de Mundo em Pokémon: uma Transposição Cultural

  • João Pedro M. Cunha UFMG
  • Rosilane R. da Mota UFMG

Resumo


A representatividade potencializa o sucesso de uma produção de entretenimento. A profundidade imaginária em designs de personagem e construção de mundo em videogames pode abranger um embasamento criativo enriquecedor, e para tanto, exemplos extraídos dos jogos pertencentes à franquia Pokémon foram enfatizados como recursos da pesquisa. Por meio desse breve estudo, demonstra-se como as influências culturais, folclóricas, históricas e ecológicas, quando combinadas, desenvolvem projeção ideológica, disseminam informação e compõem um acervo de experiências positivas na jogabilidade, bem como inspiram relevância para a projeção de novos jogos e formação de profissionais.

Palavras-chave: Videogame, Pokémon, Design de Personagem, Construção de Mundo, Representatividade Cultural

Referências

Cunha, J. P. (2022) “Questionary about Pokémon Designs and Game Worldbuilding. https://forms.gle/qyTseEK2wj218nQS6, Outubro de 2022.

Isbister, K. (2006). “Better Game Characters by Design: A Psychological Approach”, Estados Unidos, Elsevier Inc.

Shea, B. (2019) “Exclusive Pokémon Sword and Shield Concept Art Gallery. [link], Outubro de 2022.

Stadnik, A. (2019) “Exclusive: Behind the Inspiration of Pokémon Sword and Shield’s Galar Region. [link], Outubro de 2022.
Publicado
24/10/2022
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CUNHA, João Pedro M.; MOTA, Rosilane R. da. Design de Personagem e Construção de Mundo em Pokémon: uma Transposição Cultural. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 478-482. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225473.