O corpo humano em crise representativa: quadros do imaginário social em Jogos Online

  • Hélio Luiz A. Pinheiro UFC
  • Wytalo B. de Lima UFC

Resumo


O presente artigo realiza uma leitura da crise representativa de corpos não-normativos na sociedade gamer de jogos online. Por meio dos pensamentos de Judith Butler e Alfredo Bosi, tecemos um diálogo sobre como uma sociedade baseada na reprodução de um sistema machista e excludente reverbera nos mais diversos processos criativos e na ciência e tecnologia.

Palavras-chave: Jogos digitais, Representatividade, LGBTQIA

Referências

BARKER, Meg-John et al. Queer: a graphic history. Londres: Icon, 2016.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

BRAGANÇA, Luiza C et al. Twine Game Narrative and discussion about LGBTQ representation. In: SBGAMES, 2016, São Paulo – SP. Proceedings [..]. São Paulo – SP: [s.n.], 2016, [link], Outubro de 2022.

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: quando a vida é passível de luto? 3ª edição-Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
PINHEIRO, Hélio Luiz A.; LIMA, Wytalo B. de. O corpo humano em crise representativa: quadros do imaginário social em Jogos Online. In: TRILHA DE CULTURA – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 488-491. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226075.