Chão Interativo e Jogos Sérios Ativos para Autistas: A Plataforma T-TEA e o Jogo RepeTEA

  • André Bonetto Trindade IFSC
  • Gabriel Brunelli Pereira UDESC
  • Marcelo da Silva Hounsell UDESC

Resumo


Este artigo descreve o desenvolvimento e avaliação da plataforma interativa de projeção de jogos sérios ativos “T-TEA” para o público com transtorno do espectro autista (TEA) e do jogo “RepeTEA”. Através da utilização da visão computacional e equipamentos convencionais (projetor de vídeo, computador e câmera), a plataforma T-TEA detecta a interação do jogador com o jogo sem a necessidade de sensores ou dispositivos extras de controle. O jogo RepeTEA foi desenvolvido com a participação de especialistas em autismo, autistas, game designers e engenheiros (total de 41 especialistas) e tem como objetivo o auxílio no desenvolvimento motor, atenção e memória.

Palavras-chave: Autismo, Jogos Sérios, Chão Interativo, Jogos Ativos

Referências

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Trindade, A. B.; Pereira G. B. e Hounsell. (2022) “Requisitos para Jogos Sérios Ativos em Chão Interativo para o Público Autista”, Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
Publicado
24/10/2022
TRINDADE, André Bonetto; PEREIRA, Gabriel Brunelli; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Chão Interativo e Jogos Sérios Ativos para Autistas: A Plataforma T-TEA e o Jogo RepeTEA. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 512-521. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.224667.