Uma Avaliação da Aplicação de uma Gamificação para Ensino da Gestão do Conhecimento: Uma Análise Qualitativa e Quantitativo dos Resultados
Resumo
Este artigo apresenta a avaliação de um relato de experiência que consistiu na aplicação de uma gamificação projetada para apoiar o ensino e aprendizagem dos ativos e do processo de gestão do conhecimento. Os dados coletados ao longo do estudo de caso foram analisados de forma quantitativa, tendo como indicadores uma série de Medalhas que os participantes conquistaram ao realizar as atividades. Também são analisados os dados qualitativos coletados a partir de uma reunião de avaliação e feedback, por meio da matriz SWOT, realizada ao final da aplicação do estudo. Ao analisar ambos os dados, foi comprovada a eficácia dessa proposta gamificada.
Referências
Alcantara, A. e Oliveira, S. (2021) “A gamification to support teaching-learning of knowledge management in information technology: a plan based on features of pedagogical approaches”, 51th Annual Frontiers In Education. Nebraska-EUA.
Alcantara, A. e Oliveira, S. (2022) “An application of a gamification to knowledge management teaching: a qualitative evaluation”, 14th International Conference on Computer Supported Education. Online Streaming.
Despeisse, M. (2018) “Games and Simulations in Industrial Engineering Education: A Review of the Cognitive and Affective Learning Outcomes”, In: Winter Simulation Conference-Gothenburg, Sweden.
Deterding, S., O'Hara, K., Sicart, M., Dixon, D. e Nacke, L. (2011) “Gamification: Using Game Design Elements in Non-Gaming Contexts”, In Proceedings of the Conference on Human Factors in Computing Systems, 2425–2428.
Gomes, F. P., Brito, P. F., Leão, H. A. T., Fagundes, F. e Canedo, E. D. (2019) “Aplicação da Tríplice Contingência da Análise Comportamental na Gamificação do Módulo de Ensino e Aprendizagem da Lógica Proposicional”, In: XXX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – Brasília – Distrito Federal.
Goulart, A. R. (2019) “The failure of the current model of higher education in information technology (IT)”, 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
Santos, M. A., Grechi, J. G. e Bermejo, P. H. S. (20210) “Evaluating the Impact of SCRUM on Software Development Using SWOT Analysis”, XXX ENEGEP. São Paulo, Brasil.
Silva, A. M. (2018) “Gestão do Conhecimento como Ferramenta para melhoria do Trabalho Coletivo e Colaborativo”, International Journal of Knowledge Engineering and Management (IJKEM)-v.7, n.17, Florianópolis, SC.