Uma Avaliação da Aplicação de uma Gamificação para Ensino da Gestão do Conhecimento: Uma Análise Qualitativa e Quantitativo dos Resultados

  • Antonilson da Silva Alcantara UFPA
  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira UFPA

Resumo


Este artigo apresenta a avaliação de um relato de experiência que consistiu na aplicação de uma gamificação projetada para apoiar o ensino e aprendizagem dos ativos e do processo de gestão do conhecimento. Os dados coletados ao longo do estudo de caso foram analisados de forma quantitativa, tendo como indicadores uma série de Medalhas que os participantes conquistaram ao realizar as atividades. Também são analisados os dados qualitativos coletados a partir de uma reunião de avaliação e feedback, por meio da matriz SWOT, realizada ao final da aplicação do estudo. Ao analisar ambos os dados, foi comprovada a eficácia dessa proposta gamificada.

Palavras-chave: Gamificação, Gestão do Conhecimento, Estudo de Caso

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Publicado
24/10/2022
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ALCANTARA, Antonilson da Silva; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra. Uma Avaliação da Aplicação de uma Gamificação para Ensino da Gestão do Conhecimento: Uma Análise Qualitativa e Quantitativo dos Resultados. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 532-541. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.224881.