AliCharlie: Um Jogo Sério para Avaliar a Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual no uso de Periféricos

  • Alline S. Leal UTFPR
  • Rafael A. Pereira UTFPR
  • Simone N. Matos UTFPR
  • Helyane B. Borges UTFPR

Resumo


Este trabalho apresenta um jogo sério com elementos de gamificação que permite avaliar a evolução do aluno com deficiência intelectual no uso dos periféricos mouse e teclado. Os desafios propostos estimulam a coordenação motora fina que é avaliada usando técnicas de avaliação motora propostas na literatura. O jogo, denominado de AliCharlie, tem formato de um livro com três capítulos e consiste em vários desafios relacionados ao conteúdo sobre o tema de Segurança Alimentar. A validação do jogo foi realizada por educadores de uma escola na modalidade especial e o resultado foi satisfatório considerando os desafios, imagens, objetivo do jogo, entre outras características.

Palavras-chave: jogos sérios, sustentabilidade, deficiência intelectual

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Publicado
24/10/2022
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LEAL, Alline S.; PEREIRA, Rafael A.; MATOS, Simone N.; BORGES, Helyane B.. AliCharlie: Um Jogo Sério para Avaliar a Aprendizagem de Alunos com Deficiência Intelectual no uso de Periféricos. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 562-571. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225213.