A Prototipagem em Papel no Desenvolvimento de Jogos Digitais em Sala de Aula

  • Maria Rafaela A. Silva UFERSA
  • Kleber T. Fernandes UFERSA
  • Gildene Lima S. Fernandes UFRN

Resumo


O uso das tecnologias, sobretudo os jogos digitais, já fazem parte do nosso cotidiano. Alguns estudos mostram que esses recursos, quando utilizados na educação, engajam, motivam e promovem a aprendizagem de maneira mais significativa. Dentro do processo de desenvolvimento de jogos em sala de aula, a prototipagem em papel pode configurar-se como uma oportunidade para os alunos concretizarem a ideia do seu jogo. O objetivo deste trabalho é verificar se a prototipagem em papel é eficiente para a concretização e a compreensão do game design de jogos produzidos por alunos em sala de aula. O estudo exploratório foi realizado com alunos do 6º Ano, do ensino fundamental, de uma escola pública, do semiárido Potiguar. Os resultados indicam que a prototipagem em papel se mostrou eficiente na concretização, compreensão, teste e validação dos jogos produzidos pelos alunos.

Palavras-chave: aprendizagem baseada em jogos, game design, prototipagem em papel, jogos digitais

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Publicado
24/10/2022
SILVA, Maria Rafaela A.; FERNANDES, Kleber T.; FERNANDES, Gildene Lima S.. A Prototipagem em Papel no Desenvolvimento de Jogos Digitais em Sala de Aula. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 572-581. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225287.