O Uso de um Framework para Apoio à Avaliação de Gamificação no Ensino de Gestão do Conhecimento em Engenharia de Software

  • Rodrigo Henrique Barbosa Monteiro UFPA
  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira UFPA
  • Maurício Ronny de Almeida Souza UFLA
  • Antonilson da Silva Alcantara UFPA

Resumo


A gamificação tem sido utilizada para aumentar o engajamento e a motivação de estudantes e profissionais. Estudos relatam resultados positivos e negativos na adoção da gamificação. Porém, é difícil generalizar estes resultados, pois: os resultados estão fortemente acoplados ao contexto e às características individuais dos participantes; há detalhes insuficientes sobre o desenho dos procedimentos de avaliação, dificultando a replicação; há imprecisão nos dados qualitativos; e não há modelos padronizados em uso para apoiar o design, a análise dos dados e o relato de avaliação da gamificação. O objetivo deste trabalho é relatar o uso de um framework para avaliação de gamificação no contexto do ensino e treinamento de engenharia de software. Para isso, foi realizado um estudo de caso, no qual o framework foi usado para subsidiar o desenho de um estudo de avaliação para um caso de gamificação em um grupo de pesquisa em gestão do conhecimento em uma universidade pública brasileira.

Palavras-chave: Framework de Avaliação, Gamificação, Estudo de Caso

Referências

Alcantara, A. and Oliveira, S. (2019). Gamification and evaluation of the knowledge management application in a software quality lab: An experimental study. In 14th International Conference on Software Technologies, page 202–209, Setubal, PRT.

Bai, S., Hew, K. F., and Huang, B. (2020). Does gamification improve student learning outcome? evidence from a meta-analysis and synthesis of qualitative data in educational contexts. Educational Research Review, 30:100322.

Dal Sasso, T., Mocci, A., Lanza, M., and Mastrodicasa, E. (2017). How to gamify software engineering. In 2017 IEEE 24th International Conference on Software Analysis, Evolution and Reengineering (SANER), pages 261–271.

Gasca-Hurtado, G. P., Gómez-Álvarez, M. C., Muñoz, M., and Mejía, J. (2019). Proposal of an assessment framework for gamified environments: a case study. IET Software, 13(2):122–128.

Hamari, J., Koivisto, J., and Sarsa, H. (2014). Does gamification work? – a literature review of empirical studies on gamification. In 2014 47th Hawaii International Conference on System Sciences, pages 3025–3034.

Klock, A. C. T., Ogawa, A. N., Gasparini, I., and Pimenta, M. S. (2018). Does gamification matter? a systematic mapping about the evaluation of gamification in educational environments. In 33rd Annual ACM Symposium on Applied Computing, page 2006–2012, New York, USA.

Monteiro, R. H. B., de Almeida Souza, M. R., Oliveira, S. R. B., dos Santos Portela, C., and de Cristo Lobato, C. E. (2021a). The diversity of gamification evaluation in the software engineering education and industry: Trends, comparisons and gaps. In 2021 IEEE/ACM 43rd ICSE-SEET, pages 154–164.

Monteiro, R. H. B., Oliveira, S. R. B., and De Almeida Souza, M. R. (2021b). A standard framework for gamification evaluation in education and training of software engineering: an evaluation from a proof of concept. In 2021 IEEE FIE, pages 1–7.

Park, R. E., Goethert, W. B., and Florac, W. A. (1996). Goal-Driven Software Measurement-A Guidebook. Software Engineering Institute, Carnegie Mellon University, Pittsburgh, PA 15213.

Petri, G., Wangenheim, C. G. V., and Borgatto, A. F. (2019). Meega+: Um modelo para a avaliação de jogos educacionais para o ensino de computação. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(03):52–81.

Ren, W., Barrett, S., and Das, S. (2020). Toward gamification to software engineering and contribution of software engineer. In 4th ICMSS, page 1–5, New York, USA.

Wohlin, C. (2000). Experimentation in Software Engineering: an Introduction. Springer US, Boston, MA.

Wohlin, C. (2021). Case study research in software engineering—it is a case, and it is a study, but is it a case study? Information and Software Technology, 133:106514.
Publicado
24/10/2022
MONTEIRO, Rodrigo Henrique Barbosa; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; SOUZA, Maurício Ronny de Almeida; ALCANTARA, Antonilson da Silva. O Uso de um Framework para Apoio à Avaliação de Gamificação no Ensino de Gestão do Conhecimento em Engenharia de Software. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 582-591. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225352.