Desenvolvimento de um Modelo de Reação a Jogos Educacionais Digitais

  • Alexandre Vaz UFRJ
  • Geraldo Xexéo UFRJ

Resumo


Jogos educacionais digitais são uma das opções de materiais instrucionais disponíveis para ambientes educacionais virtuais, e, por mais que o objetivo principal de tais jogos seja o aprendizado, a avaliação de aspectos como a qualidade da experiência do aluno e a sua motivação de aprendizado podem passar por uma avaliação para ter uma perspectiva sobre como os alunos reagem ao jogo. Este artigo apresenta um modelo de avaliação de reação a jogos digitais educacionais, construído de forma top-down com a metodologia GQM, e de acordo com as normas de qualidade de software da família ISO-25000. A avaliação será dividida em três áreas: jogabilidade, a experiência de usuário, e a motivação do aluno.
Palavras-chave: Modelo de Qualidade, GQM, ISO-25000, Videogame, Jogo Educacional

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Publicado
24/10/2022
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VAZ, Alexandre; XEXÉO, Geraldo. Desenvolvimento de um Modelo de Reação a Jogos Educacionais Digitais. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 623-632. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225417.