ConES: Um RPG como Instrumento de Apoio ao Ensino da Construção de Produto de Software

  • Anderson dos Santos Guerra UFPA / UNIFAP
  • Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira UFPA
  • Julio Cezar Costa Furtado UNIFAP

Resumo


A Engenharia de software é uma das disciplinas que permite que acadêmicos consigam realizar o desenvolvimento de software. Uma das dificuldades em relação ao seu ensino é identificar formas de aprendizagem que consigam motivar os acadêmicos e fazer com que eles efetivem o conhecimento necessário para ser utilizado na indústria. Com base nisso, este trabalho apresenta um protótipo de um role-playing game que possa ser utilizado como ferramenta para auxiliar no ensino da construção de produtos de software. Foram feitas duas avaliações com estudantes de diferentes níveis de experiência na área de Engenharia de Software, todos cursavam graduação em Ciência da Computação. As avaliações do protótipo indicaram que as mecânicas elaboradas são satisfatórias para que o jogo seja usado em um contexto de sala de aula, para que seja possível verificar a sua eficácia como ferramenta de apoio ao ensino.

Palavras-chave: RPG, Construção de Produto de Software, Avaliação

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Publicado
24/10/2022
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GUERRA, Anderson dos Santos; OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra; FURTADO, Julio Cezar Costa. ConES: Um RPG como Instrumento de Apoio ao Ensino da Construção de Produto de Software. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 633-642. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225435.