Uso de Jogos Sérios no Ensino de Lógica de Programação: uma revisão sistemática da literatura

  • Marlow R. B. Dickel SENAI/SC
  • Avanilde Kemczinski UDESC
  • Marcelo da Silva Hounsell UDESC

Resumo


Este artigo descreve uma revisão sistemática da literatura sobre o uso de jogos sérios no ensino de lógica de programação. Dos 402 artigos encontrados sobre o tema, foram selecionados quatro publicados a partir do ano de 2013. Havia poucos jogos para analisar, mas nenhum gênero ou plataforma de jogo preferido foi identificado. No entanto, todos os jogos se concentraram nos fundamentos da lógica de programação, embora tenham sido avaliados em uma ampla variedade de métricas. Conclui-se que, apesar de possíveis ameaças à pesquisa, o desenvolvimento de jogos para auxiliar no ensino de lógica de programação é uma área que ainda está incipiente e lida com conceitos muito introdutórios.
Palavras-chave: Jogos sérios, Lógica de programação, Ensino, Revisão Sistemática

Referências

Araújo, M. G., and Schwamborn, S. H. L. (2013). “A Educação Ambiental em análise SWOT.” Ambiente & Educação, 18(2), páginas 183-208.

Borges, R. P. et al. (2018) “A Systematic Review of Literature on Methodologies, Practices, and Tools for Programming Teaching". IEEE Latin America Transactions, 16 (5), páginas 1468-1475.

Buchinger, D., Cavalcanti, G. A. de S., and Hounsell, M. da S. (2014). “Mecanismos de busca acadêmica: uma análise quantitativa.” Revista Brasileira de Computação Aplicada, 6(1), páginas 108–120.

Chu, H. C., Hwang, G. J., Tsai, C. C., and Tseng, Judy C. R. (2010). “A two-tier test approach to developing location-aware mobile learning systems for natural science courses.” Computers & Education, 55(4), páginas 1618-1627.

Oliveira, T. de, Stringhini, D., and Corrêa, D. G. M. (2018). “Strategies Focused on the Teaching of Programming Logic: A Systematic Review of Brazilian Literature". In XIII Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), páginas 292-298.

Hong, T. and Chu, H. (2017). “Effects of a Situated 3D Computational Problem-Solving and Programming Game-Based Learning Model on Students' Learning Perception and Cognitive Loads.” In 6th IIAI International Congress on Advanced Applied Informatics, páginas 596-600.

Klock, A.C.T. (2018). “Mapeamentos e Revisões Sistemáticos da Literatura: um Guia Teórico e Prático.” Cadernos de Informática, 10 (1), páginas 01–09.

Lee, K. T., and Quek, A. (2018). “TARogic: Tangible augmented reality game.” International Journal of Engineering and Technology (UAE), 7(2.14), páginas 101-104.

Maskeliūnas, R., Kulikajevas, A., Blažauskas, T., Damaševičius, R., and Swacha, J. (2020). “An Interactive Serious Mobile Game for Supporting the Learning of Programming in JavaScript in the Context of Eco-Friendly City Management.” Computers, 9(4), páginas 102-119.

Silva, J. P., Silveira, I. L., Kamimura, L. and Barboza, A. T. (2020). “Turing Project: An Open Educational Game to Teach and Learn Programming Logic.” In 15th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), páginas 1-6.

Tonéis, Cristiano N. (2016). “O design de Puzzles nos jogos digitais.” In XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, páginas 404-411.

Tsai, C. and Lai, Y. (2022). “Design and Validation of an Augmented Reality Teaching System for Primary Logic Programming Education.” Sensors, 22(1), páginas 389-406.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
DICKEL, Marlow R. B.; KEMCZINSKI, Avanilde; HOUNSELL, Marcelo da Silva. Uso de Jogos Sérios no Ensino de Lógica de Programação: uma revisão sistemática da literatura. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 836-845. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226044.