Metodologia para Capacitação Professores da Educação Básica baseada em Jogos, Gamificação e Pensamento Computacional

  • Fernando Degrandis Colégio Marista Ipanema
  • Daniela Cardoso Galante Ângelo Colegio Marista Ipanema
  • Felipi Oliveira da Silva Steffens Wood Colegio Marista Ipanema
  • Roger Rodrigues da Silva Colegio Marista Ipanema
  • Isabel Cristina Siqueira da Silva UFCSPA

Resumo


O emprego de metodologias baseadas na resolução de problemas e no engajamento por desafios e recompensas pode auxiliar educadores a relacionar os conteúdos apresentados em sala de aula ao cotidiano dos estudantes. Este trabalho apresenta uma pesquisa envolvendo a formação continuada de professores da Educação Básica a partir da capacitação baseada no emprego de jogos (digitais e não digitais), gamificação e pensamento computacional com o objetivo de auxiliar estes na proposição de intervenções pedagógicas mais qualificadas. Como resultado, destaca-se que estes professores apontaram como positiva a experiência de aplicar atividades lúdicas e que trabalham o raciocínio lógico no planejamento das aulas visando engajar os alunos no seu processo de aprendizado.

Palavras-chave: Jogos Lúdicos na Educação, Educação Básica, Pensamento Computacional, Formação Continuada de Professores, Metodologias Ativas

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Publicado
24/10/2022
DEGRANDIS, Fernando; ÂNGELO, Daniela Cardoso Galante; WOOD, Felipi Oliveira da Silva Steffens; SILVA, Roger Rodrigues da; SILVA, Isabel Cristina Siqueira da. Metodologia para Capacitação Professores da Educação Básica baseada em Jogos, Gamificação e Pensamento Computacional. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 866-875. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226054.