Construção de um Jogo como Facilitador do Ensino de Organelas Celulares

  • Angélica Zumpichiatti dos Santos UFRJ
  • Ana Paula Cavadas Rodrigues Colégio Estadual Jornalista e Escritor Daniel Piza
  • Leniah Teixeira Colégio Estadual Jornalista e Escritor Daniel Piza
  • Gabrielle Alves Colégio Estadual Jornalista e Escritor Daniel Piza
  • Letícia Guimarães Colégio Estadual Jornalista e Escritor Daniel Piza
  • Tássia Mello Colégio Estadual Jornalista e Escritor Daniel Piza
  • Carlo E. T. Oliveira UFRJ
  • Claudia L. R. Motta UFRJ

Resumo


O jogo computacional apresentado neste trabalho tem o propósito científico e é dotado de uma inteligência computacional que orienta a coleta de dados do percurso do jogador de modo a oportunizar novas descobertas científicas sobre aspectos da cognição humana. O processo de construção do jogo auxilia o estudante a “aprender a aprender”. O jogo sobre organelas celulares foi desenvolvido por estudantes de uma escola pública no Rio de Janeiro e aplicado em 37 estudantes de 1º ano do ensino médio, que participaram da pesquisa de forma voluntária. Para uma avaliação diagnóstica de como o jogador evoluiu na aquisição dos conceitos, este jogo é dotado de um sistema de coleta de dados que permite uma análise posterior do desempenho do jogador.

Palavras-chave: Metacognição, jogos, Ensino de Ciências

Referências

Bandura, A., Azzli, R.G. e Polydoro, S. (2008) “A evolução da teoria social cognitiva, Teoria social cognitiva: conceitos básicos.” Porto Alegre: Artmed: 15-41.

Bezerra, R.J.L. (2006). Afetividade como condição para a aprendizagem: Henri Wallon e o desenvolvimento cognitivo da criança a partir da emoção.

Gonçalves, A.F., Brustelo, N.S. e Ito, C.A. (2015). O cotidiano na vida da criança e a prática pedagógica de Célestin Freinet. In Congresso de extensão universitária da UNESP (pp. 1-5). Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Lopes, N. e Oliveira, I. (2013). Videojogos, Serious Games e Simuladores na Educação: usar, criar e modificar. Educação, Formação & Tecnologias-ISSN 1646-933X, 6(1), 4-20.

Marques, C.V.M. (2017) EICA-Estruturas Internas Cognitivas Aprendentes: Um Modelo Neuro-Computacional Aplicado à Instâncias Psíquica do Sistema Pessoa em Espaços Dimensionais, Tese, COPPE-SISTEMAS, UFRJ, Rio de Janeiro.

Marques, C.V.M, Oliveira, C.E.T. e Fernandes, R.M.M. (2019) Metodologia neurocientífica-pedagógica aplicada à concepção de jogos para ativação das funções cognitivas de estudantes da educação básica VIII JAIE, CBIE, SBC, Brasília, DF.

Melim, L.M., Alves, G.G., Araújo-Jorge, T., Luz, M.R.M.P. e Spiegel, C.N. (2007). Análise de uma estratégia lúdica para o estudo da origem da mitocôndria no ensino médio. VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), Florianópolis.

Rodrigues, A.P.C., Fernandes, R.M.M., Teixeira, L.L.; Alves, G.B., Oliveira, C.E.T. e Motta, C.L.R. (2021). Digital and Scientific Literacy with Games: A Pedagogical Process Based on System Engineering. Journal on Interactive Systems, v. 12, p. 219-231.

Rodrigues, A.P.C., Fernandes, R.M.M., Teixeira, L.L., Alves, G.B., Oliveira, C.E.T. e Motta, C.L.R. (2020). Uma experiência de ensino-aprendizagem de genética clássica através de games na educação básica. In: Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento digital-SBGames.

Rossetto, E.S. (2010) Jogo das organelas: o lúdico na Biologia para o Ensino Médio e Superior. Revista Iluminart, v. 1, n. 4.

Santos, J.W.R., Silva, M.R., Benassi, V.M. e Amaral, H.F. (2015). Bioquiz: jogo eletrônico de biologia para o ensino médio. Revista UFG, 15(16).

Silva, D.R., de Oliveira, P.Z., da Costa Braga, P.H. e Spiegel, C.N. (2021). Desafios na transposição para uma plataforma digital de um jogo de tabuleiro para ensino de Biologia Celular. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (pp. 685-688). SBC.

Silva, T.F. e Amoretty, P.R. (2012). “Isso são horas???”: um novo caso para o jogo didático célula adentro. Cadernos UniFOA, 7(1 Esp), 52-52.

Sousa, A.S., Oliveira, F.C.S. e Vieira, F.J. (2021). Jogos e Modelos Didáticos, Associados à Aula Expositiva Dialogada, no Ensino de Citologia. Experiências em Ensino de Ciências, 16(1), 195-211.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Angélica Zumpichiatti dos; RODRIGUES, Ana Paula Cavadas; TEIXEIRA, Leniah; ALVES, Gabrielle; GUIMARÃES, Letícia; MELLO, Tássia; OLIVEIRA, Carlo E. T.; MOTTA, Claudia L. R.. Construção de um Jogo como Facilitador do Ensino de Organelas Celulares. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 949-958. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226089.