GLBoard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais

  • Douglas Silva UFAM
  • Fernanda Pires UEA
  • Rafaela Melo UFAM
  • Marcela Pessoa UEA

Resumo


Embora muitas pesquisas apontem que jogos podem ser excelentes ferramentas para a aprendizagem, o processo de avaliação de aprendizagem nesses ambientes ainda é um desafio. Nesse contexto, os estudos em Game Learning Analytics (GLA) têm oferecido novas possibilidades de avaliação de aprendizagem. Entretanto, os modelos de GLA existentes não são genéricos, o que tem gerado modelos específicos e não reutilizáveis. O presente artigo apresenta uma proposta de sistema intitulado GLBoard, baseado em um modelo genérico de dados, cujo objetivo é capturar e analisar dados em jogos educacionais. O sistema propõe uma arquitetura de dados, bem como um conjunto de ferramentas, para possibilitar a integração de GLA em jogos educacionais e a visualização das informações.
Palavras-chave: Análise de aprendizado em jogos, jogos educacionais, análise de aprendizado

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Publicado
24/10/2022
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SILVA, Douglas; PIRES, Fernanda; MELO, Rafaela; PESSOA, Marcela. GLBoard: um sistema para auxiliar na captura e análise de dados em jogos educacionais. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 959-968. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226095.