Um jogo para auxiliar na aprendizagem de química orgânica

  • João Vitor de Souza Chagas UFF
  • Gleber Tacio Texeira UFF
  • Matheus Leal Ribeiro UFRRJ
  • Aura Conci UFF

Resumo


Neste trabalho, é abordado o uso de jogos educativos para aprendizagem da disciplina de química. Os métodos tradicionais de ensino para representações de moléculas se limitam a figuras 2D em livros, o que pode resultar na dificuldade de compreensão estrutural e espacial da molécula em 3D. Este artigo apresenta um projeto lúdico para aprendizagem de química orgânica. Neste jogo é possível fazer a montagem 3D de moléculas e representá-las utilizando a fórmula estrutural. O jogo mostrou que possui potencial para ser utilizado como uma ferramenta metodológica complementar na disciplina de química. O mesmo está em fase de ajustes e balanceamento da dificuldade de cada nível proposto.

Palavras-chave: Jogos educativos, química orgânica, gamificação

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Publicado
24/10/2022
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CHAGAS, João Vitor de Souza; TEXEIRA, Gleber Tacio; RIBEIRO, Matheus Leal; CONCI, Aura. Um jogo para auxiliar na aprendizagem de química orgânica. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS COMPLETOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1030-1038. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226143.