Proposta de um Jogo Educativo para a Conscientização do Desperdício de Água
Resumo
Os impactos do desperdício de água impactam diretamente no abastecimento da população, bem como, na baixa disponibilidade de água nas reservas hídricas. O objetivo deste artigo é descrever o processo de desenvolvimento do protótipo de um jogo digital cujo intuito é conscientizar crianças sobre essa problemática. A pesquisa destaca a importância de jogos digitais educativos para este contexto, como uma forma de trabalhar a conscientização de forma lúdica. O protótipo funcional de alta fidelidade do jogo “Proteger a Vida” foi desenvolvido na plataforma Construct 3, sendo um jogo de plataforma, onde o jogador é responsável por controlar uma personagem, tendo a missão de evitar o desperdício de água.
Palavras-chave:
Jogo digital, crianças, ensino fundamental
Referências
Barone DAC, Figueiredo MC, Garcia M, Oliveira R. O uso de um jogo eletrônico sobre saúde bucal para escolares da zona rural. In: Anais do IX Congresso Latino-Americano Interdisciplinar Orientado ao Adolescente; Porto Alegre, RS. Porto Alegre (RS): Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2015.
Batista, Drielly Adrean; Dias, Carmen Lúcia. O Processo de ensino e de aprendizagem através dos jogos educativos no ensino fundamental. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente. Colloquium Humanarum, vol. 9, n. Especial, jul –dez, 2012.
Frazão, Viviane. Construct 3. Educatech: Observatório de ferramentas digitais voltadas ao ensino, (2021).
Leite, Kim Tanabe de Moura. “Projeto Eco Água – Game educativo". Trabalho de Conclusão de curso. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP-Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, (2015).
Tokio, K. (2016) “8 etapas de criação de games para auxiliar os desenvolvedores iniciantes, por Jeannie Novak”, [link], Outubro de 2022.
Savi, R.; ULBRICHT, V.R.: Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. CINTED-UFRGS: Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, V. 6 n. 2, (2008).
Santillie, José Angelo. Ludo educativo incentiva uso sustentável da água. Projeto de Extensão Universitária. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2021.
Silva, A. C. B. da, Gomes, A. S. (2015) “Conheça e utilize software educativo: avaliação e planejamento para a educação básica”, Pipa Comunicação.
Silva, Cristina de Oliveira da. Jogo educativo “cuidando das águas”: uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos. Trabalho de pesquisa de mestrado apresentado como requisito para obtenção do título de Mestra da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), (2021).
Souza, Franciely Alves de; SANTOS, Bruno Barboza dos; SILVA, Maria Renay Barbosa da; RODRIGUES, Ariane Nunes; BARRETO, Felipe Fernando. Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 7., 29 out. -01 nov. 2018, Fortaleza (CE).
Batista, Drielly Adrean; Dias, Carmen Lúcia. O Processo de ensino e de aprendizagem através dos jogos educativos no ensino fundamental. Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente. Colloquium Humanarum, vol. 9, n. Especial, jul –dez, 2012.
Frazão, Viviane. Construct 3. Educatech: Observatório de ferramentas digitais voltadas ao ensino, (2021).
Leite, Kim Tanabe de Moura. “Projeto Eco Água – Game educativo". Trabalho de Conclusão de curso. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP-Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, (2015).
Tokio, K. (2016) “8 etapas de criação de games para auxiliar os desenvolvedores iniciantes, por Jeannie Novak”, [link], Outubro de 2022.
Savi, R.; ULBRICHT, V.R.: Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. CINTED-UFRGS: Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, V. 6 n. 2, (2008).
Santillie, José Angelo. Ludo educativo incentiva uso sustentável da água. Projeto de Extensão Universitária. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2021.
Silva, A. C. B. da, Gomes, A. S. (2015) “Conheça e utilize software educativo: avaliação e planejamento para a educação básica”, Pipa Comunicação.
Silva, Cristina de Oliveira da. Jogo educativo “cuidando das águas”: uma sequência didática para sensibilização sobre recursos hídricos. Trabalho de pesquisa de mestrado apresentado como requisito para obtenção do título de Mestra da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), (2021).
Souza, Franciely Alves de; SANTOS, Bruno Barboza dos; SILVA, Maria Renay Barbosa da; RODRIGUES, Ariane Nunes; BARRETO, Felipe Fernando. Processo de desenvolvimento de um jogo sério para o ensino das quatro operações matemáticas. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 7., 29 out. -01 nov. 2018, Fortaleza (CE).
Publicado
24/10/2022
Como Citar
SOUZA, Franciely Alves de; SILVA, Maria Renay Barbosa da; FARIAS JUNIOR, Ivaldir de.
Proposta de um Jogo Educativo para a Conscientização do Desperdício de Água. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 1081-1085.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.224913.