CriptoNio: criptogame educacional

  • Danilo Sande Exatamente Soluções Educacionais
  • Michel Felipe Lima de Araújo UESC
  • Lucas Brito de Santana Exatamente Soluções Educacionais

Resumo


O objetivo desse trabalho é apresentar um a proposta de jogo educacional que busca empregar tecnologia Blockchain, tais como criptomoedas e NFTs. Esse cripto jogo proposto, denominado CriptoNio, consiste em um jogo de perguntas e respostas com dicas, vídeos, missões personalizadas, sistema de progressão de níveis, multiplayer, relatórios de desempenho, rankings e recompensas em criptomoeda. Este jogo tem o potencial de motivar e proporcionar aprendizagem de maneira lúdica e personalizada para alunos do ensino médio, com foco em questões do ENEM e com a possibilidade de remunerar os jogadores em criptomoedas com base em seu tempo de estudo.
Palavras-chave: serious game, cripto game, CriptoNio

Referências

Ausubel, D. P., Novak, J. D., e Hanesian, H. (1980). Psicologia Educacional. Edição: Segunda.

Min, T., Wang, H., Guo, Y., e Cai, W. (2 019, August). Blockchain games: A survey. In 2019 IEEE conference on games (CoG) (pp. 1-8). IEEE.

Neto, C., Barreto, L. S. M., e Afeche, S. C. (1998). A formação social da mente Vygotski, LS 153.65-V631 Psicologia e Pedagogia. O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Psicologia, 153, V631.

Piaget, J. (1972). Psicologia e pedagogia. 2ºed. Rio de Janeiro: Forense.

Sande, D., Sande, D., e Carvalho, A. A. (2021). Aprendizagem de física e engajamento através do jogo nivelamento online durante a pandemia da COVID-19. RENOTE, 19(2), 61-70.

Scholten, O. J., Hughes, N. G. J., Deterding, S., Drachen, A., Walker, J. A., e Zendle, D. (2019, October). Ethereum crypto-games: Mechanics, prevalence, and gambling similarities. In Proceedings of the Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play (pp. 379-389).
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SANDE, Danilo; ARAÚJO, Michel Felipe Lima de; SANTANA, Lucas Brito de. CriptoNio: criptogame educacional. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1086-1090. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225364.