Educação ambiental e envolvimento do jogador em Alba: uma aventura selvagem

  • Gabriel P. Miranda UFPB
  • Ed P. Bezerra UFPB

Resumo


Diante da necessidade de recrutar uma maior parcela da sociedade para agir em prol do meio ambiente, é necessário disseminar a Educação Ambiental (EA) através de diferentes meios, entre eles, o jogo digital. Este artigo mostra o resultado da análise do jogo de entretenimento “Alba: uma aventura selvagem” sob a perspectiva da EA, e tem como base o modelo conceitual Player Involvement Model. Diversos elementos de jogo são citados e associados a correntes da EA e às dimensões de envolvimento do jogador. Em conclusão, o jogo transita entre as seis dimensões de envolvimento do jogador e pode ser usado como referência no desenvolvimento de aplicações futuras que visem a EA.
Palavras-chave: natureza, conservação, Ecologia, engajamento

Referências

Berge, P. S. (2021). Rotten and possessed-control and hellblade: Senua’s sacrifice as models of outmersive game design. Proceedings of the 32nd ACM Conference on Hypertext and Social Media (HT ’21), 1:35–44.

Calleja, G. (2011). In-Game: from immersion to incorporation. The MIT Press. GoGamers and SXGroup (2022). Pesquisa game brasil 2022.

IPBES (2019). Global assessment report on biodiversity and ecosystem services of the intergovernmental science-policy platform on biodiversity and ecosystem services.

Larsen, K., Gunnarsson-Östling, U., and Westholm, E. (2011). Environmental scenarios and local-global level of community engagement: Environmental justice, jams, institutions and innovation. Futures, 43:413–423.

Poremba, C. (2007). Point and shoot: Remediating photography in gamespace. Games and Culture, 2.

Sauvé, L. (2005). Uma cartografia das correntes em educação ambiental, pages 17–44. Artmed.

Stokes, S. (2002). Visual literacy in teaching and learning: A literature perspective. Electronic Journal for the Integration of Technology in Education, 1.

UstwoGames (2020). Alba: A wildlife adventure.

Vining, J., Merrick, M. S., and Price, E. A. (2008). The distinction between humans and nature: Human perceptions of connectedness to nature and elements of the natural and unnatural. Human Ecology Review, 15.
Publicado
24/10/2022
Como Citar

Selecione um Formato
MIRANDA, Gabriel P.; BEZERRA, Ed P.. Educação ambiental e envolvimento do jogador em Alba: uma aventura selvagem. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1106-1110. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225906.