Educação ambiental e envolvimento do jogador em Alba: uma aventura selvagem

  • Gabriel P. Miranda UFPB
  • Ed P. Bezerra UFPB

Resumo


Diante da necessidade de recrutar uma maior parcela da sociedade para agir em prol do meio ambiente, é necessário disseminar a Educação Ambiental (EA) através de diferentes meios, entre eles, o jogo digital. Este artigo mostra o resultado da análise do jogo de entretenimento “Alba: uma aventura selvagem” sob a perspectiva da EA, e tem como base o modelo conceitual Player Involvement Model. Diversos elementos de jogo são citados e associados a correntes da EA e às dimensões de envolvimento do jogador. Em conclusão, o jogo transita entre as seis dimensões de envolvimento do jogador e pode ser usado como referência no desenvolvimento de aplicações futuras que visem a EA.
Palavras-chave: natureza, conservação, Ecologia, engajamento

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Publicado
24/10/2022
MIRANDA, Gabriel P.; BEZERRA, Ed P.. Educação ambiental e envolvimento do jogador em Alba: uma aventura selvagem. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1106-1110. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.225906.