Proposta de Jogo Digital como incentivo ao aprendizado musical: Abordagem lúdica para a experiência prática com a música
Resumo
Frente as novas abordagens dos jogos digitais para o ensino, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo digital para prática musical, dentro do gênero de jogos de exploração, trabalhando conhecimento sobre notas musicais. Objetiva compor uma nova abordagem aos jogos musicais, cujas possibilidades ainda são pouco exploradas através dos inúmeros gêneros de jogos. O produto idealizado é um protótipo funcional que aborda os principais conceitos a serem discutidos, não passando ainda por testes como a sua usabilidade para ensino.
Referências
Falkembach, G. (2006) “O lúdico e os jogos educacionais”, [link], Dezembro de 2021.
Gomes, C.; Figueiredo, M.; Bidarra, J. e Gomes, J. (2014) “Project: ‘Flappy Crab’: An Edu-Game for Music Learning”, In: 11th International Conference on Cognition and Exploratory Learning in Digital Age, [link], Maio de 2022.
Iazetta, F. (s. d.) “Tabela de Frequências, Períodos e Comprimentos de Onda. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4945224, Outubro de 2022.
Prado, C.; Lazarini, J. e Fávaro A. (2020) “Análise dos Princípios de Desenvolvimento de Jogos Metroidvania”, In: Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital, Art & Design Track, Proceedings, p. 140 – 143, https://www.sbgames.org/proceedings2020/ArtesDesignShort/208770.pdf, Dec 01 2021.
Pereira, M. (2013) “Matemática e Música De Pitágoras aos dias de hoje”, http://www2.unirio.br/unirio/ccet/profmat/tcc/2011/tcc-marcos, Março de 2022.
Prensky, M. (2001) “Nativos digitais, imigrantes digitais”, [link], Dezembro de 2021.