Desenho Universal para a Aprendizagem: uma abordagem para a versão digital do jogo Sensidex

  • Luana Zimmer Sarzi UFSC
  • Daieli Althaus UFSC
  • Daniela Karine Ramos UFSC

Resumo


Este artigo objetiva apresentar as estratégias de acessibilidade elencadas durante o desenvolvimento da versão digital do jogo Sensidex, pela perspectiva do Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA. O desenvolvimento do jogo observa o ciclo descrito por Schuytema (2012), que inclui a pré-produção, a produção e a pós-produção. Pensado por uma equipe multidisciplinar de uma Universidade Federal, tem como principal proposta, trabalhar as competências emocionais em crianças. Ao longo do seu desenvolvimento, os pesquisadores vêm atentando-se às questões de acessibilidade do jogo, para que possa ser jogado por todos os estudantes, seguindo, para isso, as diretrizes do DUA.

Palavras-chave: Emoções, Jogo digital, Desenho Universal para a Aprendizagem, Acessibilidade

Referências

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Publicado
24/10/2022
SARZI, Luana Zimmer; ALTHAUS, Daieli; RAMOS, Daniela Karine. Desenho Universal para a Aprendizagem: uma abordagem para a versão digital do jogo Sensidex. In: TRILHA DE EDUCAÇÃO – ARTIGOS CURTOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL (SBGAMES), 21. , 2022, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1136-1141. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2022.226115.